Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

6 livros para ler no Dia do Orgulho LGBTQIA+

De nacionais aos clássicos da literatura: confira esta seleção cheia de personagens que fazem parte da comunidade LGBTQIA+

Por Ludimila Ferreira
28 jun 2024, 10h00
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

No dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho em todo o mundo, data que representa a história de luta da comunidade LGBTQIA+ por direitos e respeito. Para celebrar, o GUIA DO ESTUDANTE selecionou alguns livros, clássicos e contemporâneos, que você pode (começar a) ler neste dia.

A seleção de livros é vasta e abrange da literatura brasileira a clássicos internacionais – além, é claro, de grandes sucessos do BookTok. Nas histórias, os personagens fluem de gênero, vivem romances proibidos e muitas vezes encontram seus finais felizes.

Abaixo, confira as indicações!

+ Stonewall: a história por trás do mês do orgulho LGBT+

Orlando 

Esta obra clássica de Virginia Woolf conta a história de Orlando, um homem nascido em uma família de boa posição na Inglaterra elisabetana. Durante uma viagem à Turquia, o protagonista acorda em um corpo feminino. Com um pezinho na literatura fantástica, o livro ultrapassa séculos enquanto o personagem principal reflete as mudanças físicas e emocionais entre os gêneros.

O livro discute a sexualidade de maneira leve, mesmo sendo um clássico publicado originalmente em 1928, com uma narrativa humorada. Sua escrita foi dedicada a um dos relacionamentos homoafetivos da autora, Vita Sackville-West, que era bissexual e casada com um homem gay, como pode ser lido na abertura do livro de crônicas “Cenas Londrinas”.

Continua após a publicidade

+ 7 momentos importantes do movimento LGBTQIA+

Conectadas

Nesse livro de Clara Alves, autora brasileira, duas meninas se apaixonam dentro de um jogo de videogame, sem saber que ambas são garotas, já que uma delas joga com um avatar masculino. Agora Raíssa, que pela primeira vez consegue ser ela mesma com alguém, precisa lidar com a culpa de não estar sendo 100% sincera sobre quem é. 

As garotas decidem se conhecer em um evento de cosplay em São Paulo, onde Raíssa terá que contar a verdade para Ayla, e então precisarão lidar com confidências e corações partidos. O livro é super leve, tira qualquer um da ressaca literária e presta um papel importante na vida de alguns leitores que passaram a entender e aceitar a própria sexualidade depois da leitura. A autora faz parte da comunidade LGBTQIA+

+ 6 livros de escritores brasileiros contemporâneos para você conhecer

Continua após a publicidade

Mil rosas roubadas 

Mil rosas roubadas

capa do livro mil rosas roubadas

Nesse livro de Silviano Santiado, escritor brasileiro, dois jovens se conhecem enquanto esperam o bonde em Belo Horizonte, em 1952. A partir deste encontro eles se tornam melhores amigos, mas aos poucos a relação avança para um romance.

Após se passarem 70 anos, Zeca se torna o personagem principal deste livro aos olhos do amigo, que decide contar sua história ao vê-lo no leito de morte. A narrativa de ficção autobiográfica envolve ainda um triângulo amoroso entre eles e Marília.

+ Dia do Orgulho LGBT: Conheça a história do movimento por direitos

Vermelho, branco e sangue azul

Vermelho, branco e sangue azul

vermelho branco e sangue azul

Continua após a publicidade

Não poderia faltar o queridinho do TikTok que virou até série! Neste livro de Casey McQuiston, o filho da presidente dos Estados Unidos e o príncipe da Inglaterra se apaixonam. Agora, precisam esconder esse relacionamento para não atrapalhar os acordos políticos entre os países, bem como a segunda candidatura da mãe de Alex ao governo norte-americano.

A história tem início com os personagens não suportando a presença um do outro no mesmo ambiente, devido a um desentendimento passado. Depois de passar uma semana fingindo serem melhores amigos, para evitar um desastre diplomático, a relação dos dois avança.

O leitor acompanha o desenvolvimento do relacionamento de Alex e Henry em um livro fofo e rápido de ser lido, no estilo comédia romântica, com um final mais que feliz.

+ Dia do Orgulho LGBT+: 15 documentários sobre diversidade

Carmilla 

Continua após a publicidade

Drácula, só que para meninas que se relacionam que meninas? Temos! Essa ficção gótica vitoriana acompanha Laura, que vive solitária em um castelo isolado, tendo apenas seu pai doente como companhia. Em uma noite, uma carruagem surge com uma convidada misteriosa, Carmilla, que vai se revelar uma vampira.

A narrativa dá a entender que Carmilla suga apenas sangue de mulheres. Apaixonada por sua anfitriã, sua obsessão é sua sina e a levará ao fim de sua vida. Um leitura rápida e tranquila, apesar de ser considerado um clássico gótico.

+ 5 momentos históricos da luta contra a homofobia no Brasil e no mundo

Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Um triângulo amoroso acontece no Japão. Haruki Murakami conta a história de K., um homem apaixonado e nunca correspondido por sua amiga Sumire. Esta, por sua vez, se apaixona por Miu, empresária bem-sucedida e casada. 

Agora K. tenta salvar Sumire da armadilha criada por ela mesma, enquanto lida com seus sentimentos pela melhor amiga. Um livro sobre a solidão e a fragilidade dos relacionamentos, recheado de metáforas. Fácil de ler, com a escrita cativante e única de Murakami. 

+ 12 livros para estudar a história do movimento LGBTQIA+

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

6 livros para ler no Dia do Orgulho LGBTQIA+
Repertório Cultural
6 livros para ler no Dia do Orgulho LGBTQIA+
De nacionais aos clássicos da literatura: confira esta seleção cheia de personagens que fazem parte da comunidade LGBTQIA+

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.