Turquia: Um país de grande importância geopolítica
A GEOPOLÍTICA DA TURQUIA
Estrategicamente localizado entre a Europa e a Ásia, o país está politicamente dividido e precisa enfrentar grandes desafios externos
Em julho de 2016, a Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado por parte das Forças Armadas. A situação foi revertida por setores leais ao presidente Recep Tayyip Erdogan, que frustraram a investida dos militares de tomar o poder.
O golpe fracassou, mas deixou as feridas expostas. A Turquia é um país de maioria muçulmana que mantém a separação entre religião e Estado – ou seja, é uma nação secular, ou laica. Nos últimos anos, as ações de Erdogan para ampliar o papel do islã na vida pública dividiram o país. De um lado, uma base de eleitores conservadores e defensores do islamismo garante suporte ao presidente. Do outro, uma classe média ocidentalizada rejeita a guinada autoritária e religiosa de Erdogan, com o apoio de influentes líderes militares.
Além dessa polarização política, a Turquia enfrenta outros gigantescos desafios. No leste, os curdos mantêm por décadas uma campanha separatista que desestabiliza o país. Pela fronteira sul, milhares de refugiados sírios ingressam na Turquia para conseguir asilo ou para usar seu território como rota rumo à Europa. Para agravar a situação, o país vem se tornando um dos principais alvos dos atentados do grupo Estado Islâmico, abalando ainda mais esta que é uma das nações mais geopoliticamente estratégicas do planeta.