Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

Ressaca literária: o que é e como curar

Sim, ela é real e é mais comum do que se pensa. Mas tem cura!

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 nov 2020, 18h17 •
 (getty images/juliana vitoria/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Você já comprou um livro e quando começou a ler não conseguiu sair da página 10? Se animou novamente, pegou outro livro, mas aconteceu a mesma coisa? E outro? E outro de novo? Calma, antes de ficar desanimado, saiba que essa falta de interesse pode não ser necessariamente sua culpa ou dos livros. É muito provável que você esteja passando pelo o que chamamos de ressaca literária. Sim, uma ressaca de livros! Mas pode ficar tranquilo: todo mundo já teve, tem cura e é mais fácil sair dela do que parece.

    A boa notícia é que o remédio não envolve gemas de ovo ou qualquer outra receita que só trará dores de cabeça!

    Sintomas

    O termo faz parte do dicionário do leitor há anos. É provável que tenha se popularizado com o BookTube, a comunidade de influenciadores literários no YouTube. Os sintomas são passageiros e para cada leitor, a ressaca se manifesta de um jeito diferente: estafa, desinteresse, dificuldade de concentração, sobrecarga de atividades e momentos emocionais difíceis.

    Da mesma forma que os sintomas da ressaca literária são diferentes para cada pessoa, as soluções podem servir para um leitor e não servir para o outro. Parte da redação do GUIA lista aqui alguns ‘remédios’ para curar esse mal e retomar as leituras.

    1 – Dê um tempo  “Quando eu emperro em uma leitura, paro no meio e guardo para ler em outro momento. Às vezes não é a melhor fase pra ler”, conta Giulia Gianolla.

    Continua após a publicidade

    2 – Livro desnecessário? Largue a leitura
    “Acho que leitura tem muito a ver com o momento que você está vivendo e o envolvimento com aquele tema no seu contexto. Já parei na décima página de um livro por achar extremamente chato, mas, alguns meses depois, fiquei empolgada com a leitura e terminei em menos de uma semana. Agora, se percebo que o livro não acrescenta nada, aí eu paro”, diz sabiamente a repórter Julia Di Spagna

    3 – Retome aos poucos com leituras ‘gostosinhas’
    “Não adianta forçar. Vale assistir vídeos sobre livros e leituras e voltar aos poucos com livros gostosinhos, de leitura rápida, escapistas. Não adianta tentar sair de ressaca literária com livros teóricos”, conta o apaixonado por livros, Luccas Diaz

    4 – Separe um momento do dia para ler
    “O que mais emperra as minhas leituras é falta de tempo, principalmente durante a semana. Então reservo um horário fixo no fim de semana para focar no livro. Mas se eu estiver de ressaca literária, diluo a leitura em poucos minutos todos os dias”, diz Alexandre de Melo, editor do GUIA.

    Continua após a publicidade

    Você já superou uma ressaca literária de outras formas? Comente nas redes sociais do GUIA 😉 📖

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Publicidade

    Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade
    Ressaca literária: o que é e como curar
    Repertório Cultural
    Ressaca literária: o que é e como curar
    Sim, ela é real e é mais comum do que se pensa. Mas tem cura!

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês