Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

Unicamp divulga lista de obras obrigatórias para os vestibulares 2027, 2028 e 2029

Entre as novidades, o retorno de clássicos da literatura brasileira e a adição de obras contemporâneas e estrangeiras, como Gabriel García Márquez

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 mar 2025, 12h23 • Atualizado em 25 mar 2025, 15h23
Colagem com 4 novos autores presentes na lista: Antonio Candido, Gabriel Garcia Marquez, Olinda Beja e Paulo César Pinheiro
 (Rede sociais/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) divulgou a lista de livros obrigatórios para os próximos três anos do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cada edição, três novas obras entram na lista, substituindo outras três. Entre as novidades anunciadas para as edições dos vestibulares 2027, 2028 e 2029 estão autores clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis e Raquel de Queiróz, mas também nomes da literatura contemporânea e de outros países, como Gabriel García Márquez e Olinda Beja.

    A lista de leituras obrigatórias da Unicamp inclui nove títulos. Entre os critérios adotados para a seleção das obras estão a diversidade de gêneros literários, o equilíbrio entre escritores clássicos e contemporâneos e a ampliação do repertório cultural dos estudantes.

    “A Comvest manteve a tendência de uma lista arrojada como nos últimos anos e, nesse sentido, apresentou obras de gêneros diversos (poesia, contos, romances e ensaio) e escritores de épocas diferentes”, destaca Vinicius Teixeira, professor de Literatura do Colégio Oficina do Estudante. “Para 2027, temos a volta de Machado de Assis com o icônico defunto autor em ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ que viralizou recentemente nas redes sociais. Além disso, a inclusão do colombiano Gabriel García Márquez reforça o caráter diverso da lista e possibilita discussões sobre a literatura na América Latina.”

    + Datas da Unicamp 2026 são divulgadas; prova de 2ª fase terá mudanças

    A Comvest destaca que a inclusão de livros estrangeiros e de diferentes tradições literárias segue a orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva um olhar mais amplo para a literatura mundial. “A lista reforça a literatura como um direito e instrumento que contribui para formar cidadãos intelectual e emocionalmente mais autônomos.”

    Ah! E vale lembrar. A edição do vestibular da Unicamp sempre leva no nome o ano seguinte, isto é, o ano de ingresso na universidade caso o candidato seja aprovado. Portanto, a lista da Unicamp 2027 diz respeito à prova que será realizada em 2026. A lista de livros da edição atual, Unicamp 2026 – marcada para outubro deste ano –, não sofreu alterações.

    Continua após a publicidade

    + Obras Unicamp 2026: veja a lista de livros obrigatória no vestibular

    Confira as mudanças e veja quais obras entram integram a lista obrigatória das próximas três edições do vestibular da Unicamp.

    Unicamp 2027

      As três novas obras mostram o recorte diversificado da lista. O clássico de Machado de Assis, publicado em 1881, é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. Já as canções escolhidas de Paulo César Pinheiro introduzem a poesia musical na lista. Por fim, a obra do colombiano Gabriel García Márquez reúne contos emblemáticos do realismo mágico latino-americano.

      Continua após a publicidade

      + 3 fatos reais por trás de ‘Cem Anos de Solidão’, série que adapta obra de Gabriel García Márquez

      Unicamp 2028

      • “Prosas seguidas de odes mínimas”, de José Paulo Paes;
      • “Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá”, de Lima Barreto;
      • “No seu pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie;
      • “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis;
      • “Canções escolhidas**”, de Paulo César Pinheiro;
      • “Os funerais da Mamãe Grande”, de Gabriel García Márquez;
      • “O direito à literatura”, de Antonio Candido;
      • “O quinze”, de Raquel de Queiróz;
      • “Quarenta dias”, de Maria Valéria Rezende. 

      A lista de 2028 incorpora um texto teórico clássico do professor Antonio Candido. Destaca também o regionalismo brasileiro com o romance de estreia de Raquel de Queiróz, publicado em 1930. Há ainda uma obra contemporânea, de Maria Valéria Rezende, que traz um olhar moderno e sensível sobre deslocamento e pertencimento.

      + “O Quinze”: resumo da obra de Rachel de Queiroz

      Continua após a publicidade

      Unicamp 2029

      • “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis;
      • “Canções escolhidas**”, de Paulo César Pinheiro;
      • “Os funerais da Mamãe Grande”, de Gabriel García Márquez;
      • “O direito à literatura”, de Antonio Candido;
      • “O quinze”, de Raquel de Queiróz;
      • “Quarenta dias”, de Maria Valéria Rezende;
      • “Broquéis”, de Cruz e Souza;
      • “Lésbia”, de Maria Benedita Bormann (Délia);
      • “Chá do príncipe”, de Olinda Beja.

      A lista da Unicamp 2029 reforça a presença da literatura simbolista com a obra de Cruz e Souza, um dos principais expoentes desse movimento no Brasil. Outra novidade é o romance de Maria Benedita Bormann (Délia), escritora que ganha visibilidade por sua importância na literatura feminista nacional do século 19. Já a obra de Olinda Beja traz a representatividade da literatura africana de língua portuguesa, com narrativas ligadas à cultura santomense.

      + Literatura Brasileira: 5 livros contemporâneos que caem no vestibular

      *6 contos escolhidos: “Diálogo”, “Além do Ponto”, “Terça-Feira Gorda”, “Pêra, uva ou maçã?”, “O dia em Júpiter encontrou Saturno” e “Aqueles dois”.

      Continua após a publicidade

      **Canções escolhidas: Canto das três raças (com Mauro Duarte); Cordilheira (com Sueli Costa); Desenredo (com Dori Caymmi); ​Estrela da terra (com Dori Caymmi); Evangelho (com Dori Caymmi); Mordaça (com Eduardo Gudin); ​Na volta que o mundo dá (com Vicente Barreto); Navio fantasma (com Francis Hime); O dia em que o morro descer e não for carnaval (com Wilson das Neves); Pesadelo (com Maurício Tapajós); Velho arvoredo (com Hélio Delmiro); Vento bravo (com Edu Lobo); Viagem (com João de Aquino); Vontade de chorar (com Ivor Lancelotti).

      Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

      Compartilhe essa matéria via:

       Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

      Publicidade

      Conteúdo para assinantes

      Continua após publicidade
      Unicamp divulga lista de obras obrigatórias para os vestibulares 2027, 2028 e 2029
      Universidades
      Unicamp divulga lista de obras obrigatórias para os vestibulares 2027, 2028 e 2029
      Entre as novidades, o retorno de clássicos da literatura brasileira e a adição de obras contemporâneas e estrangeiras, como Gabriel García Márquez

      Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

      Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

      MELHOR
      OFERTA

      Plano Anual
      Plano Anual

      Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

      Apenas R$ 1,99/mês*

      Plano Mensal
      Plano Mensal

      R$ 19,90/mês