Aquacultura e telemática: veja cursos inusitados do Sisu 2024
Com tantas opções disponíveis, algumas menos óbvias podem passar batido. Confira algumas delas!
As inscrições Sisu 2024 estão abertas e apesar dos cursos mais disputados ainda serem os mais tradicionais, como Medicina e Direito, algumas universidades oferecem vagas em outros um tanto quanto inusitados.
Aquacultura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e até Telemática. Parece coisa de outro mundo? O GUIA DO ESTUDANTE te explica a definição destes e mais alguns cursos diferentões disponíveis no Sisu 2024.
+ Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e curso tecnológico?
1. Aquacultura
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde o curso é disponibilizado pelo Sisu, os impactos do aquecimento global chegaram na agricultura. Isso fez crescer o consumo de animais aquáticos na alimentação humana, inflando esse mercado de trabalho.
Francisco Lobato, diretor da Escola de Veterinária da UFMG, afirma que a Aquacultura é um mercado fundamental para diminuir o desgaste do solo usado para cultivo. O curso foi oferecido pela primeira vez na universidade em 2009.
O profissional de Aquacultura pode trabalhar em diversas áreas. Algumas são gestão de empresas de produção aquícola, pesquisa e segurança alimentar. Ele também pode ser responsável por programas de manejo sanitário para organismos aquáticos e controle de qualidade de produtos.
O profissional ainda pode dar consultoria em políticas e estratégias para o desenvolvimento do setor, monitorar o impacto ambiental e atividades de promoção da inclusão social e econômica de pequenas comunidades.
- Modalidade: Bacharelado
- Duração do curso: 5 anos
+ Profissões para quem quer combater o aquecimento global
2. Física de Materiais
O curso perfeito para quem quer ser cientista e é apaixonado em pesquisar sobre o universo. O bacharel em Física de Materiais é o profissional responsável pela pesquisa básica aplicada em novos materiais. Disponível pelo Sisu na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o curso envolve o estudo da matéria, suas interações e dinâmicas no espaço-tempo.
Considerado um curso do mundo moderno, investiga os constituintes mais fundamentais do universo. É a pesquisa em Física, aliada às suas aplicações práticas. O profissional é o responsável pelo desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade moderna e se concentra em trabalhar em institutos de pesquisa, empresas, indústrias e universidades.
Algumas das áreas de atuação são a optoeletrônica, eletrônica e robótica. Saindo do ramo da tecnologia, o profissional também pode se destacar nas áreas da biologia, química e fármacos.
É uma profissão promissora devido ao desenvolvimento tecnológico acelerado na atualidade.
- Modalidade: Bacharelado
- Duração do curso: 4 anos
3. Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
Disponível pelo Sisu na Universidade Federal Rual da Amazônia (UFRA), este curso forma engenheiros que serão especialistas na produção e gerenciamento de informações territoriais. A sua principal função é monitorar e gerenciar espaços físicos, desenvolvendo métodos para definir a melhor forma de ocupar uma determinada área.
Este profissional pode atuar em diversas áreas, sendo algumas delas a topografia, a geodésia, sensoriamento remoto e construção civil. O profissional também é fundamental para o meio ambiente na área de geociências.
- Modalidade: Bacharelado
- Duração do curso: 5 anos
+ Conheça os 34 tipos de Engenharia que existem
4. Telemática
Curso tecnólogo disponibilizado pelo Sisu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) forma o profissional que projeta, planeja, desenvolve, implanta, integra e gerencia serviços informáticos por meio de redes de telecomunicações, estruturas físicas e lógicas de redes de telecomunicação e dados, redes de monitoramento e controle.
Pois é, o nome soa mais estranho que a ocupação em si, que na verdade é bastante corriqueira!
- Modalidade: Tecnólogo
- Duração do curso: 3 anos
5. Viticultura e enologia
Cerveja, vinho e cachaça são temas de cursos superiores, mas aqui vamos focar no vinho – especificamente neste curso que está disponível pelo Sisu no Instituto Federal Sertão Pernambuco (IFSertãoPE). Viticultura é a ciência que estuda a produção da uva e seus derivados, desde bebidas até cosméticos. Já a enologia é focada na produção de vinhos.
O profissional formado por este curso é capacitado em todo o processo que envolve a produção dos produtos à base de uva – do cultivo, da colheita e do armazenamento, até chegar na distribuição.
Este profissional precisa entender de bioquímica, microbiologia, gestão e acima de tudo, ser apaixonado por vinho. Este é um mercado sazonal, que funciona durante a safra da uva, uma vez por ano, então o profissional trabalha bastante nesse período. Apesar da sazonalidade, não faltam opções de onde o profissional pode atuar.
Há oportunidades de trabalho em vinícolas, comércios de produtos derivados da uva, restaurantes, adegas e indústrias de produção de uvas e vinhos. Também existe a possibilidade do profissional atuar como autônomo, prestando consultoria às empresas sobre a qualidade do vinho servido ou vendido aos clientes. Ele pode ser o responsável por fazer visitas guiadas a vinícolas, estar no setor da produção da uva e ser até sommelier.
- Modalidade: Tecnólogo
- Duração do curto: 3 anos
Cronograma Sisu 2024
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro
- Chamada regular única: 30 de janeiro
- Período de matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.