Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Medicina, Psicologia ou… E agora?!

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 31 ago 2012, 13h16

Cresci determinada a ser médica para realizar os sonhos dos outros que eu também tomei como meus, mas não consegui passar no vestibular. Desde então, estive sem oportunidade de fazer cursinho e não pude tentar outra vez. Neste tempo acabei me interessando pela Psicologia e desenvolvi um talento, que é o da escrita. Neste ano fiz Enem e vou prestar vestibular para Medicina, mas é impossível tanto que eu passe no vestibular quanto que consiga bolsa de medicina pelo Prouni. Minha segunda opção é psicologia – profissão que (secretamente) sempre me interessou muito, mas não sei se consigo uma bolsa deste curso. Sendo tão apaixonada pela escrita e pela literatura, que 3a opção posso ter para conseguir bolsa do Prouni? Jornalismo? Publicidade e Propaganda? Cinema (para ser roteirista)? Letras (mas não gostaria de dar aulas)?Enviado por Anne Persaz

Medicina, Psicologia ou… E agora?!De fato há pouquíssimas universidades que oferecem possibilidade de bolsas via Prouni na área de medicina. Já para o curso de psicologia a oferta é maior.

Comece por decidir se deseja ou não cursar medicina. Expectativas são construídas ao longo da vida, inclusive por influência de pessoas significativas para você. Isto se constitui num dos fatores que determinam as escolhas profissionais. Reflita quanto isso pesa em sua escolha, mas considere que, por fim, ela é sempre um ato pessoal, que deve ser assumido com responsabilidade.

Opções “secretas” são difíceis de serem pensadas. Por que ela é secreta? Haveria resistência de pessoas ligadas a você? Você próprio tem algum preconceito? Tente resolver esta questão: encare os conflitos que eventualmente possam estar em torno dela, conheça bem a profissão, as condições de exercício profissional, a atual realidade de mercado e organize seus argumentos – se de fato seu interesse prevalecer.

Por fim, considere que a competência linguística que você desenvolveu recentemente pode de fato lhe abrir novos horizontes. Mas isso não significa o direcionamento para determinada carreira. Várias profissões, senão quase todas, hoje dependem de tal habilidade, o que é positivo em relação a sua capacitação, mas não resolve sua questão. Encare mais frontalmente seus conflitos e saiba que sempre há ganhos e perdas nas escolhas no decorrer da vida.

Leia mais:
– Tudo sobre a carreira em Letras
– Gosto de escrever – que curso devo fazer?
– Devo fazer Medicina ou Psicologia?

Publicidade

Medicina, Psicologia ou… E agora?!
Mundo do Trabalho
Medicina, Psicologia ou… E agora?!
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.