9 eventos históricos que fazem aniversário redondo em 2025
Este ano é um verdadeiro prato cheio para o vestibular, com os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e os 40 anos do fim da ditadura militar brasileira

O vestibular adora comemorar aniversários! Mas não estamos falando de bolo, brigadeiro ou velhinhas – claro. Estamos nos referindo aos eventos e fatos históricos de relevância nacional ou internacional. Datas que marcaram a história da humanidade e que fazem aniversário redondo no ano da prova. O que observamos é que as bancas costumam aproveitar essas datas para abordar o evento em alguma questão – como em 2022, quando o centenário da Semana de Arte Moderna de 22 embalou questões sobre o Modernismo no Enem e principais vestibulares.
E como de costume, o GUIA DO ESTUDANTE separou os principais eventos históricos que fazem aniversário redondo em 2025. Neste ano, há algumas datas bem importantes, como os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, os 40 anos do fim da Ditadura Militar brasileira e os 50 anos do fim da Guerra do Vietnã.
+ 5 momentos da educação brasileira que entraram para a História
Confira abaixo um breve resumo sobre cada evento e, já sabe, anote tudo para incluir os tópicos com atenção extra no seu cronograma de estudos de 2025. Fica a dica!
1. 40 anos do fim da Ditadura Militar e início da Nova República no Brasil (1985)

Em 15 de março de 1985, o Brasil encerrou um período de 21 anos de Ditadura Militar com a eleição indireta de Tancredo Neves, seguida pela posse de seu vice, José Sarney, devido ao falecimento de Tancredo. Esse momento marcou o início da Nova República e a transição para a democracia, culminando na promulgação da Constituição de 1988.
+ Linha do tempo: a ditadura militar, fato a fato
2. 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1945)

Em 2 de setembro de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim após seis anos de conflitos devastadores que envolveram diversas nações do globo. A rendição da Alemanha em maio e do Japão em setembro marcou o término de um dos períodos mais sombrios da história, com consequências profundas no cenário geopolítico global – incluindo a emergência dos Estados Unidos e da União Soviética como superpotências e o início da Guerra Fria.
+ Segunda Guerra Mundial: o conflito mais sangrento da História
3. 100 anos da publicação do primeiro volume de “Mein Kampf” de Adolf Hitler (1925)

Em 18 de julho de 1925, Adolf Hitler publicou o primeiro volume de “Mein Kampf” (“Minha Luta”), obra que compila suas ideologias nacionalistas e antissemitas. Escrito durante seu período de prisão após a tentativa fracassada de golpe, conhecida como Putsch da Cervejaria, em 1923, o livro serviu como manifesto do Partido Nazista, antecipando políticas que culminariam na Segunda Guerra Mundial e no Holocausto.
+ Por que Hitler odiava os judeus?
4. 90 anos da Intentona Comunista (1935)

Entre 23 e 27 de novembro de 1935, o Brasil foi palco da Intentona Comunista (também conhecida como Revolta Vermelha de 35 ou Levante Comunista), uma tentativa de revolta liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL) e pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) contra o governo de Getúlio Vargas, em Natal (RN). Embora rapidamente sufocada, a insurreição resultou na repressão intensa a quaisquer movimentos alinhados à esquerda da época, influenciando significativamente a política brasileira das décadas seguintes.
+ Por que o brasileiro tem tanto medo do comunismo?
5. 10 anos do ataque ao Charlie Hebdo (2015)

Em 7 de janeiro de 2015, a sede do jornal satírico francês Charlie Hebdo, em Paris, foi alvo de um ataque terrorista que resultou na morte de 12 pessoas, incluindo jornalistas e cartunistas renomados. O atentado foi uma retaliação às caricaturas do profeta Maomé publicadas pelo periódico e levantou debates globais sobre liberdade de expressão, tolerância religiosa e segurança.
+ O que é paradoxo da tolerância e como ele pode ser usado na redação
6. 80 anos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki (1945)

Nos atos derradeiros da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Os resultados foram dignos de pesadelo: centenas de milhares de pessoas mortas, áreas inteiras devastadas e uma cidade fantasma contaminada de radiação. Os bombardeios aceleraram a rendição do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial, mas também inauguraram a era nuclear, levantando questões éticas e humanitárias sobre o uso de armas de destruição em massa que perduram até hoje.
+ Hiroshima e Nagasaki: as primeiras vítimas da bomba atômica
7. 80 anos da criação da ONU (1945)

Também como resultado do fim da Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada em 24 de outubro de 1945, com o propósito de promover a paz, a segurança internacional e a cooperação entre os países – evitando conflitos como os que haviam acabado de acontecer. Ao longo dessas oito décadas, a ONU tem desempenhado papel central em questões de direitos humanos, desenvolvimento sustentável e ajuda humanitária, apesar dos desafios e críticas enfrentados.
+ Veja quais países do mundo tem missões de paz da ONU
8. 50 anos do fim da Guerra do Vietnã (1975)

Em 30 de abril de 1975, com a queda de Saigon (antiga capital do Vietnã do Sul), a Guerra do Vietnã chegou ao fim após duas décadas de conflito entre o Vietnã do Norte, comunista, e o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos. A guerra resultou em milhões de mortes e teve um impacto profundo na sociedade americana, gerando movimentos pacifistas e questionamentos sobre a intervenção militar. O fim do conflito marcou a reunificação do Vietnã sob um governo comunista.
+ 10 fatos que você precisa saber sobre a Guerra do Vietnã
9. 70 anos da prisão de Rosa Parks nos EUA (1955)

Em 1º de dezembro de 1955, em Montgomery (Alabama), nos EUA, Rosa Parks, com 42 anos na época, foi presa por se recusar a ceder seu assento em um ônibus para um passageiro branco, conforme exigiam as leis de segregação racial da época. Seu ato de resistência desencadeou o Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos, levando ao boicote aos ônibus de Montgomery e, posteriormente, à revogação das leis segregacionistas. A mulher, então, se tornou um ícone na luta contra a discriminação racial e pela igualdade de direitos.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.