Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

7 filmes para entender a história da política brasileira

Confira títulos que abordam diferentes fases políticas do Brasil, da Era Vargas ao impeachment de Dilma Rousseff

Por Ludimila Ferreira
24 jun 2024, 15h00
filmes para entender a política brasileira
 (Intercept/Netflix/Paris Filmes/Pequi Filmes/Globo Filmes/Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Alguns filmes podem ajudar a entender a linha do tempo da política brasileira, desde o envolvimento do país com a Alemanha  nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, até eventos mais recentes, como a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

É claro que os longa-metragens não se equiparam a uma aula de História do Brasil, mas servem para apresentar os fatos de maneira mais cativante e despertar o interesse pelos temas.

Abaixo, confira 7 filmes que abordam diferentes fases da política brasileira.

+ Política: tudo que você precisa saber para os vestibulares – e para a vida

Olga (2004)

O filme é baseado na biografia de Olga Benário, alemã de origem judaica. Ela era membro da organização Internacional Comunista, também conhecida como Terceira Internacional, fundada por Vladimir Lenin em 1919.

Continua após a publicidade

Olga foi enviada ao Brasil para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB), mas após os eventos da Intentona Comunista, em 1935, foi presa e deportada de volta para a Alemanha. Chegando lá, foi executada em um campo de extermínio a mando da Gestapo.

O episódio até hoje é relembrado como um dos momentos em que a política externa brasileira cooperou com o governo nazista. 

+ Por que Hitler odiava os judeus?

Getúlio (2014)

O longa reproduz os últimos dias de vida do então presidente Getúlio Vargas, em 1954. A trama foca especialmente o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, principal opositor do governo Vargas, e o movimento político dentro da Câmara dos Deputados e do Senado brasileiro.

Continua após a publicidade

O suicídio de Getúlio Vargas gerou uma onda de manifestações pelo Brasil e um ataque à embaixada norte-americana. Sua morte marca o final de uma era na política, que é lembrada por grandes feitos como a criação da Petrobras, mas também medidas autoritárias incluindo a péssima relação com a imprensa.

+ Como a morte de Getúlio Vargas iniciou um levante popular no Brasil

O dia que durou 21 anos (2012)

O documentário aborda os anos iniciais da ditadura militar no Brasil e tem como proposta principal analisar o papel dos Estados Unidos no golpe de 1964 , assim na manutenção do regime pelos 21 anos seguintes.

O filme foi dirigido por Camilo Galli Tavares, filho de um guerrilheiro banido do país e que participou do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick. 

Continua após a publicidade

+ Golpe de 1964 ou Revolução de 1964?

Marighella (2019) 

O filme conta a história de Carlos Marighella, ex-deputado federal pela Bahia e cofundador da Ação Libertadora Nacional (ALN) durante a ditadura militar. Ele ficou mundialmente conhecido como o guerrilheiro que coordenava planos e ataques contra o governo e foi declarado inimigo público número um.

Representado ora como vilão, ora como herói, Marighella foi morto em 1969 em uma emboscada do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), e é considerado uma das principais lideranças de resistência ao regime ditatorial no Brasil. 

+ Afinal, quem foi Carlos Marighella?

Continua após a publicidade

O Que é Isso, Companheiro? (1997)

Baseado no livro de mesmo nome, de Fernando Gabeira, o filme narra a história do sequestro de Charles Burke Elbrick, em 1969, por um grupo de guerrilheiros que agiam contra a ditadura. Gabeira fez parte do grupo e conta o episódio em detalhes, desde o planejamento até a resposta do governo ao ataque.

O livro é considerado um dos mais importantes relacionados às memórias do período e frequentemente aparece em listas obrigatórias de vestibulares.

+ “O que é isso, companheiro?”: resumo da obra de Fernando Gabeira

Democracia em Vertigem (2019)

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Avançando no tempo, chegamos a esta obra que explora o processo de impeachment de Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, e a polarização política da população que ganhou corpo no período.

O documentário também aborda questões como a história política brasileira recente como um todo, desde corrupção, desigualdade social e os desafios enfrentados pela democracia no país. “Democracia em Vertigem” concorreu a melhor documentário no Oscar 2020.

+ História do impeachment no Brasil e no mundo

Brasil em Transe (2019)

Lançado em português como “Brasil em Transe”, What Happened to Brazil é um documentário de três partes elaborado por Kennedy Alencar, jornalista brasileiro especializado em cobertura política.

A obra, financiada pela BBC World, narra os acontecimentos políticos do Brasil entre 2013 e 2018 e traz entrevistas com diversas personalidades brasileiras, incluindo quatro ex-presidentes da república. 

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

7 filmes para entender a história da política brasileira
Estudo
7 filmes para entender a história da política brasileira
Confira títulos que abordam diferentes fases políticas do Brasil, da Era Vargas ao impeachment de Dilma Rousseff

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.