Unicamp cria vestibular para refugiados; saiba como vai funcionar
Nesta edição, serão oferecidas 45 vagas em 26 cursos de graduação. O vestibular será realizado em duas fases

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) acaba de anunciar uma nova modalidade de vestibular voltada exclusivamente para refugiados ou migrantes em situação de risco nos seus países de origem. O processo seletivo abre inscrições pela primeira vez no dia 10 de abril, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), e será totalmente gratuito. Atualmente, a Universidade de Campinas conta com 54 alunos vindos de países como Síria, Irã, Cuba, Congo, Rússia, Afeganistão, Serra Leoa, entre outros.
Nesta edição, serão oferecidas 45 vagas em 26 cursos de graduação, e os candidatos poderão optar por um idioma para fazer a prova (português, inglês ou espanhol).
Os critérios para participar do processo seletivo são:
- Ser estrangeiro em situação de refúgio ou de risco no país de origem;
- Ser migrante beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro;
- Estar cursando ou já ter concluído uma graduação.
Como vai funcionar a prova
Assim como ocorre no vestibular tradicional da Unicamp, o processo seletivo para refugiados também será realizado em duas fases. A primeira contará com três provas, que acontecem no dia 18 de maio:
- Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT);
- Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento;
- Prova de Redação.
Já a segunda consistirá em uma análise de compatibilidade curricular, apenas para os que foram aprovados na primeira etapa.
Para conferir a documentação exigida e mais informações sobre o vestibular, acesse o edital a partir de 10 de abril.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.