Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine com preço absurdo

Temas de redação da Unicamp 2026 são “machosfera” e importância da CLT

Candidatos poderiam optar entre um depoimento pessoal ou uma nota de esclarecimento

Por Redação
Atualizado em 1 dez 2025, 11h02 - Publicado em 30 nov 2025, 11h27
temas de redacao unicamp 2026
 (Netflix/Agencia Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

A Comvest, comissão responsável pelo vestibular da Unicamp 2026, acaba de divulgar os dois temas de redação desta edição da prova. Os candidatos poderiam optar por escrever um depoimento pessoal sobre “a ‘machosfera’ e o discurso de ódio contra as mulheres” ou uma nota de esclarecimento sobre “a importância histórica da CLT”. 

De acordo com Sérgio Paganim, professor e coordenador de Redação do Curso Anglo, ambos os temas confirmam “uma perspectiva que a Unicamp tem adotado nas suas provas de redação e até mesmo nas questões que é de capturar os grandes temas polêmicos do ano, as grandes questões sociais”. Confira abaixo as duas propostas.

Proposta 1

Tema de redação da segunda fase da Unicamp 2026, proposta 1

Proposta 2

Tema de redação da segunda fase da Unicamp 2026, proposta 2
(Comvest/Reprodução)

A proposta de depoimento sobre a “machosfera” era, segundo Paganim, esperada em função do destaque da série “Adolescência” no início do ano. A professora Anna Chilemi, do Colégio Oficina do Estudante, também considera a proposta pertinente, destacando que se trata de um depoimento pessoal de um jornalista infiltrado em grupos masculinistas virtuais formados, muitas vezes, por garotos muito jovens.

Ela chama atenção para o fato de que, embora seja um depoimento, o texto deve circular em esfera jornalística — o que confere ao gênero um tom diferente, com a intenção clara de denunciar a gravidade do discurso de ódio contra mulheres. Assim, o candidato deveria relatar um episódio de violência nesses ambientes digitais e, ao mesmo tempo, argumentar em defesa da necessidade de combater esse fenômeno que, segundo ela, já se espalha globalmente e demanda respostas das sociedades.

Continua após a publicidade

Já a CLT, ao longo de 2025, ficou no centro de inúmeras discussões – seja por causa da escala 6×1, ou pelo desdém às leis trabalhistas que ganhou espaço nas redes sociais. A primeira fase da Fuvest 2026, por sinal, também abordou a desvalorização da modalide de contrato. Sobre essa segunda proposta, o professor Victor Matheus dos Santos, também do Oficina do Estudante, ressalta que se trata de uma nota de esclarecimento produzida pelo setor de RH de uma empresa, dirigida a estagiários.

Por isso, embora seja um texto institucional e formal, pode adotar um tom condescendente e didático, com o objetivo de informar e contextualizar jovens trabalhadores sobre o que significa a CLT e o impacto que ela teve, e ainda tem, nas transformações estruturais do país. Ele lembra que a coletânea fornecida pela Unicamp trazia esse passado histórico e as repercussões contemporâneas da legislação trabalhista, oferecendo ao candidato material suficiente para construir um texto que realmente esclareça seu público leitor.

Vinicius Beltrão, Gerente de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Educação, também pontua que o tema dos discursos de ódio contra mulheres tem relevância não apenas nacional, mas global. “É interessante que este tema apareceu também em outros momentos. Em 2025, a Unicamp trouxe uma proposta sobre desigualdade de gênero na política e, em 2024, o direito das empregadas domésticas. Pela terceira vez, percebemos a Unicamp trazendo as mulheres para a roda de discussão”.

Quanto aos gêneros, Paganim, do Anglo, destaca que os dois cobrados são bastante acessíveis e frequentes.

Continua após a publicidade

“Um depoimento pessoal é uma narrativa, e a banca fornece as instruções necessárias para que o candidato possa escrever uma história que atenda às expectativas”, explica Fernando Andrade, professor de redação do Estratégia Vestibulares.

“No caso da nota de esclarecimento, o tom e o estilo do texto evidenciam o gênero. A estrutura é atendida na medida em que o candidato segue as instruções da banca, apresentando a finalidade diante de parte da sociedade, com a finalidade de esclarecer algo que deve ser de utilidade pública”, afirma.

+ Veja os cursos mais concorridos da Unicamp 2026

A redação na Unicamp

Diferente de provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a redação na Unicamp não possui um gênero específico como dissertativo-argumentativo. Ao longo dos anos, a Comvest cobrou diferentes gêneros discursivos, desde a escrita de uma carta até um roteiro de podcast. Os candidatos recebem duas propostas de redação, mas devem produzir apenas uma.

A redação da Unicamp avalia habilidades de leitura e escrita. Isso quer dizer que a universidade pretende selecionar alunos que tenham repertório de leitura. Não apenas que dominam os conteúdos lidos, mas que também sejam capazes de reconhecer e distinguir gêneros textuais. Além disso, a Unicamp pensa em propostas e tipos de texto em que o candidato consiga relacionar de uma forma mais próxima de seu cotidiano.

Continua após a publicidade

Cronograma Unicamp 2026

  • Inscrições: 1 de agosto a 1 de setembro
  • Provas de competências específicas (música): 15 a 30 de setembro (virtualmente)
  • 1ª Fase: 26 de outubro
  • 2ª Fase: 30 de novembro e e 1º de dezembro
  • Provas de competências específicas: entre 3 e 5 de dezembro, a depender da carreira
  • Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Temas de redação da Unicamp 2026 são “machosfera” e importância da CLT
Universidades
Temas de redação da Unicamp 2026 são “machosfera” e importância da CLT
Candidatos poderiam optar entre um depoimento pessoal ou uma nota de esclarecimento

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês