Sisu encerra as inscrições às 23h59 de hoje
De acordo com o Ministério da Educação, 1,8 milhão de inscrições haviam sido feitas até a noite de ontem
Atualizado em 20/01, às 19h
Termina às 23h59 de hoje o prazo para as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todos os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, cerca de 3,3 milhões, podem se inscrever no programa do governo federal que seleciona candidatos para instituições federais e estaduais de ensino superior.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até às 18h de hoje o Sisu já havia recebido 1,8 milhão de inscrições. O número é referente a 990 mil candidatos – cada estudante pode escolher e se registrar em até duas opções de cursos e/ou instituições.
O bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFAbc) foi o mais procurado pelos estudantes até o fim da tarde de hoje, com 16.412 inscrições para 1,5 mil vagas disponíveis. O segundo curso com maior procura é o de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), com 13.643 candidatos disputando 300 vagas.
A oferta de vagas esse ano no Sisu do primeiro semestre chegou a 83.125 distribuídas entre 83 instituições de ensino superior do Brasil.
As inscrições para o Sisu começaram no último domingo (16/01) e estavam previstas para serem encerradas na terça-feira (18/01), mas, por uma decisão judicial, acabaram sendo prorrogadas para hoje. A medida foi tomada porque logo na abertura das inscrições centenas de estudantes reclamaram de problemas para navegar no site do Sisu, que ficou sobrecarregado pela quantidade de acessos.
A primeira chamada do Sisu está prevista para 24 de janeiro. Os candidatos aprovados deverão fazer as matrículas nas universidades que foram selecionados entre 27 e 31 de janeiro.
Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos – um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado na primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.
– Veja como funciona o Sisu passo a passo
O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem