Inscrições para o Sisu poderão ser feitas até a próxima quinta-feira (20/01)
Após decisão judicial, Ministério da Educação decide ampliar em dois dias prazo das inscrições
Atualizada em 17/01, às 17h10.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou na tarde de hoje que o prazo da inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi prorrogado para as 23h59 da próxima quinta-feira (20/01). Inicialmente as inscrições poderia ser feitas até amanhã.
A medida foi tomada em resposta a uma decisão judicial, que além de determinar a extensão do prazo de inscrição do Sisu, também decidia que todos os estudantes de escolas públicas do país pudessem concorrer a uma vaga, pelo programa, no sistema de cotas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), antes havia uma restrição para apenas os alunos da rede pública daquele estado.
Com a mudança do prazo, o MEC também alterou a as datas da chamadas do Sisu. O resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos em 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula entre os dias 27 e 31 de janeiro.
A segunda chamada será divulgada em 4 de fevereiro, com o período de inscrição entre 8 e 9 de fevereito. A última chamada sairá em 13 de fevereiro e as inscrições dessa chamada serão realizadas em 15 e 16 de fevereiro.
Mais cedo, o MEC informou em nota que a partir de hoje o estudante tem apenas 20 minutos para fazer a sua inscrição no site do Sisu. A medida foi tomada para limitar a navegação excessiva à página do programa, o que estaria ocasionando, desde ontem (16/01), quando começaram as inscrições, os problemas de lentidão no acesso ao site do Sisu.
– Estudantes relatam problemas na inscrição do Sisu
Em nota, o ministério informou que ontem mais de 357 mil estudantes conseguiram se inscrever no Sisu. Na manhã de hoje, a média de registros chegava a 400 por minuto – a capacidade do sistema é de 50 mil por hora. Quando esse número é superado ocorre a lentidão no sistema.
A recomendação aos estudantes que quiserem fazer a simulação da inscrição, para que não sobrecarreguem o site, é que utilizem o hot site do sistema e acessem a página oficial apenas quando souberem exatamente em qual curso se inscrever.
Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos – um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado na primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.
– Veja como funciona o Sisu passo a passo
O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem