Leia um modelo de redação sobre importância da CLT, tema da Unicamp 2026
Está na dúvida de como poderia ter sido o texto? Confira versão escrita por uma especialista de redação
Fez a segunda fase da Unicamp 2026? Aplicado no último domingo (30), o primeiro dia de provas discursivas contou com a clássica proposta de redação dupla, com dois caminhos possíveis para os vestibulandos abordarem: “A ‘machosfera’ e o discurso de ódio contra as mulheres” ou “A importância histórica da CLT”. Os candidatos poderiam optar entre uma das temáticas e elaborar um texto conforme o gênero definido para cada uma.
+ Resumo: o saldo da COP30 e um histórico das conferências
Se a segunda opção fosse a escolhida, o estudante precisaria escrever uma nota de esclarecimento formal e institucional para estagiários de uma empresa que estariam usando “ser CLT” com tom pejorativo.
Para facilitar a produção, o enunciado indicou que era necessário explicar esse regime trabalhista e sua importância histórica, além de trazer seus impactos para o país. Abaixo, leia na íntegra a proposta.
Ficou em dúvida se inseriu pontos importantes e seguiu a estrutura solicitada? O GUIA DO ESTUDANTE coletou um modelo de redação, escrito por Maysa Barreto, analista pedagógica da plataforma Redação Nota 1000.
Em função de falácias pejorativas sobre o modo de contratação vigente, difundidas atualmente entre os jovens em seus meios sociais e reproduzidas dentro do ambiente laboral, o setor de Recursos Humanos vem esclarecer, aos estagiários da empresa e a quem possa interessar, a importância da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para a regulamentação das relações trabalhistas no Brasil.
A CLT, além de ser um conjunto de normas, é uma lei federal que visa objetivar os direitos e os deveres tanto dos empregados quanto dos empregadores em relação aos trabalhos formais. Com a regulamentação de ambas as partes, questões essenciais como férias, carga horária, vales e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, estão previstas pelo Legislativo, garantindo proteção contra abusos e condições mais dignas de emprego. “Ser CLT”, expressão utilizada para menosprezar tal forma de contratação, é, então, possuir uma série de seguranças que, em outras modalidades de trabalho, muitas vezes não existem. Esse arcabouço fornece a estrutura para a proteção legal do colaborador, promovendo um ambiente justo e equilibrado para todos.
A sua implementação foi feita na Era Vargas, a partir de 1932, como resposta à exploração intensiva da força de trabalho que marcava a indústria capitalista, a qual normalizava períodos de trabalho extensivos, entre 10 a 12 horas, violências contra os funcionários e multas caso não atingissem a produtividade estipulada. Com a limitação legislativa da jornada diária para 8h, além do descanso semanal e das férias, o trabalhador brasileiro passou a ter o direito mínimo à dignidade e ao bem-estar em âmbito laboral. Logo, a aplicação dos direitos da CLT na empresa assegura que cada membro da equipe, do cargo mais baixo ao mais alto, tenha acesso a tais benefícios inquestionáveis, garantindo a saúde ocupacional e a qualidade de vida dos colaboradores; estes, sim, essenciais para o aumento do rendimento na produção.
Somado a isso, o FGTS, criado em 1967 para a proteção do trabalhador em situações de vulnerabilidades sociais e econômicas, não é apenas uma poupança, mas sim um impulsionador de desenvolvimento social. Seus recursos, desde 2009, estão financiando bilhões de reais em obras de habitação popular, de saneamento básico e de infraestrutura, o que, consequentemente, melhoram a qualidade de vida da população e geram milhões de empregos no país.
Portanto, defender a CLT é imprescindível para a manutenção e a ampliação de direitos sociais conquistados em um cenário hostil e para aprimorar a economia nacional. A empresa Foco A+ ressalta o seu compromisso e a sua responsabilidade em relação ao cumprimento dos direitos trabalhistas e reitera que continuará realizando esforços internos para a promoção da relevância da CLT, garantindo um ambiente de trabalho justo, transparente e em conformidade com a legislação vigente, sempre visando o bem-estar e a segurança jurídica de todos os seus colaboradores.
Os 10 livros mais vendidos de todos os tempos
Cronograma Unicamp 2026
Inscrições: 1 de agosto a 1 de setembroProvas de competências específicas (música): 15 a 30 de setembro (virtualmente)- 1ª Fase: 26 de outubro
- 2ª Fase: 30 de novembro e e 1º de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 3 e 5 de dezembro, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Qual o coletivo de elefante?





