O gabarito da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 apresenta erro de numeração. A ordem das provas de ciências humanas e ciências da natureza, aplicadas hoje, veio invertida no gabarito.
– “Queria fazer o Enem para conseguir uma bolsa”, diz estudante que perdeu a prova
“Mas isso é normal, todo ano tem algum problema”, ironiza Miguel Paranaguá, que quer entrar em Psicologia na PUC-Rio ou na UFRJ.
Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o erro está no cabeçalho do gabarito. A prova de hoje marcava as questões de 1 a 45 como sendo de ciências humanas e as de 46 a 90 como sendo de ciências da natureza. Mas, na folha de resposta os cabeçalhos das provas estavam trocados.
Apesar do erro, o Inep afirmou que o gabarito segue a mesma ordem numérica das questões, o que não iria interferir na marcação das respostas. Os fiscais das provas foram orientados a explicar aos estudantes que preenchessem a folha de resposta seguindo a ordem numérica das questões.
Procurada pelo GUIA DO ESTUDANTE, a assessoria do Inep não se pronunciou sobre o assunto.
Mais problemas
Antes mesmo de começar a fazer a prova, alguns candidatos que estão fazendo o Enem em Curitiba, capital do Paraná, se depararam com um problema grave: erros no local em que fariam o exame.
Diversos cartões de confirmação de inscrição da prova continham os endereços errados de onde os candidatos fariam o Enem. O erro aconteceu por problemas de digitação. Por conta disso, muitos locais de prova adiaram os fechamentos dos portões, prorrogando o início do exame.
– Enem 2010: chuva fina atrapalha chegada de candidatos no Rio
Com informações da Agência Brasil e do portal do Estadão.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de Vestibular e Enem