A Universidade Federal do Ceará (UFC) passa a partir de hoje (3) a realizar as matrículas dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pela internet. O procedimento foi implantado na manhã desta terça-feira e segue até 9 de julho, prazo final para todas as matrículas do Sisu.
– Entenda o Sisu passo a passo
– MEC diz que matrícula de aprovados no Sisu está garantida em 21 federais
– MPF do Ceará entra com ação para anular resultado do Sisu
Em razão da greve dos servidores da Universidade, a UFC havia suspendido o registro de novos alunos na última sexta-feira (29). De acordo com o pró-reitor de graduação, Custódio Luis da Silva Almeida, o calendário do Sisu será mantido e as matrículas estão garantidas até a próxima segunda (9), pelo site da UFC.
A universidade disponibilizou 1.637 vagas para a seleção do segundo semestre e atraiu 108.574 inscrições. A UFC ficou atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que registrou 152.196 participações.
Problemas em outras federais
A iniciativa da UFC segue a recomendação do Ministério da Educação (MEC), que orientou as universidades que enfrentam problemas mais agudos com a greve a usarem o sistema online de matrículas.
Em balanço apresentado pelo MEC na sexta-feira, a instituições que apresentava problemas era as universidades federais do Ceará, do Recôncavo da Bahia e do Piauí e em alguns câmpus da Universidade Federal de Tocantins e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O ministério disponibilizou a central de atendimento do MEC, com o telefone 0800-616161, para ajuda e dar mais informações.
Segunda chamada
O resultado da segunda lista será divulgado em 13 de julho, no site do Sisu, com matrículas nos dias 17 e 18. Os não aprovados nas duas primeiras chamadas poderão demonstrar interesse por vagas e integrar a lista de espera. A adesão deve ser feita entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos dessa lista será feita pelas instituições a partir do dia 24 do mesmo mês.
– Faça o download do calendário do Sisu e não perca nenhuma data!
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem