Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Repertório no Enem: 5 séries que já foram citadas em redações nota mil

Nem só de Bauman vivem as redações com nota máxima. Neste primeiro texto da Maratona Enem, leia exemplos que apostaram em sucessos dos streamings!

Por Redação
Atualizado em 9 out 2024, 10h17 - Publicado em 7 out 2024, 15h00
séries para citar na redação do Enem
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Quem disse que o seu repertório em uma redação precisa ser exclusivamente com referências eruditas, de pensamentos de filósofos da Antiguidade ou de sociólogos do século 20? Notícias do mundo pop, filmes de Hollywood e séries de streaming também podem servir para mostrar sua bagagem cultural e, sim, te render uma nota mil.

Esse foi o caso de vários candidatos nos últimos anos, e o GUIA DO ESTUDANTE reuniu cinco exemplos para te inspirar. Confira abaixo!

+ Leia a redação do aluno que tirou mil no Enem citando autores incomuns

Grey’s Anatomy

pôster de divulgação da série grey's anatomy
(ABC/Divulgação)

No Enem 2023, a vestibulanda Mariane Clementino tirou nota mil na redação que teve como frase-tema os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Em meio à sua argumentação, ela citou uma série queridinha de quem presta Medicina: “Grey’s Anatomy”.

Em seu texto, Mariane explorou um período da série em que a personagem principal, Meredith Grey, abdica da sua carreira para assumir a responsabilidade sobre os filhos, enquanto seu marido, Derek, não quis abrir mão de seu trabalho e nem reconheceu o sacrifício feito por sua esposa.

Leia o texto completo da candidato e veja como ela desenvolveu o argumento.

Continua após a publicidade

Anne With an E

Série Anne com E, da Netflix
(Netflix/CBC/Reprodução)

A vestibulanda Maria Eduarda Graciano conquistou a tão sonhada nota mil no Enem 2022 citando a série da Netflix “Anne With an E”. Como o tema daquele ano era “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, ela mencionou o preconceito sofrido por uma comunidade indígena, na série, por conta da ignorância de parte da população em relação à diversidade étnica.

A ideia da estudante foi comparar essa ignorância com o desconhecimento da sociedade brasileira com a própria identidade multiétnica do nosso país – o que desencadeia também preconceitos.

Aqui você encontra o texto na íntegra.

Aruanas

Cartaz do seriado
Seriado “Aruana” foca em ativistas que lutam para manter a Amazônia em pé. (Fábio Rocha/Globo/Reprodução)
Continua após a publicidade

Também no Enem 2022, uma série brasileira foi usada pelo candidato Luiz Henrique Nogueira dos Santos para falar sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“.

A obra do Globoplay, Aruanas, ajudou o estudante a explorar a questão de ações ilícitas que prejudicam o meio ambiente e populações tradicionais sem punição. Isso porque ele mencionou as “dificuldades enfrentadas por mulheres que lutam contra esquemas criminosos na Amazônia e que tentam assegurar a segurança e a sobrevida das comunidades inseridas nesse meio.”

Leia o texto completo do estudante aqui.

Cidade Invisível

Recorte do poster de divulgação da série Cidade Invisível, da Netflix.
(Netflix/Divulgação)

Outra série brasileira que rendeu uma nota mil na edição de 2022, foi “Cidade Invisível”! obra foi citada logo no início do texto para ajudar na contextualização. A vestibulanda Fernanda Barbosa relacionou o cenário do país com a trama, explicando que uma população ribeirinha retratada na série é ameaçada por uma empresa que quer explorar os recursos da região, assim como diversos casos que ocorrem fora da ficção.

Continua após a publicidade

E não são só séries que podem ser usadas como repertório. Na mesma redação, Fernanda citou a clássica animação “O Corcunda de Notre Dame” para reforçar sua argumentação. Vem conferir o texto completo aqui.

Guerras do Brasil

Cena do documentário
(Netflix/Reprodução)

Minisséries também podem dar conta do recado. No Enem 2022, com o mesmo tema dos exemplos anteriores, a estudante Ana Alice Teixeira Freire, conquistou a nota mil em um texto que mencionava a minissérie documental “Guerras do Brasil”.

Ela explicou que a obra, que pode ser encontrada no catálogo da Netflix, mostra a reflexão do professor indígena Ailton Krenak sobre a dizimação dos povos originários a partir de perspectivas atuais.

Com isso, ela conseguiu construir uma ligação entre o tema e o esquecimento e violência contra essa população mostrada ao longo da história.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Leia o texto de Ana Alice aqui e inspire-se!

View this post on Instagram

A post shared by Guia do Estudante (@guiadoestudante)

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Repertório no Enem: 5 séries que já foram citadas em redações nota mil
Redação
Repertório no Enem: 5 séries que já foram citadas em redações nota mil
Nem só de Bauman vivem as redações com nota máxima. Neste primeiro texto da Maratona Enem, leia exemplos que apostaram em sucessos dos streamings!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.