Qual deve ser o perfil de uma pessoa que cursa Administração?
Orientador profissional esclarece
A profissão de administrador de empresas é dirigida para o aperfeiçoamento dos processos de organização do trabalho nas áreas financeira, de recursos humanos, de logística. O administrador empenha-se no gerenciamento de recursos necessários para o aumento da produtividade de empreendimentos. Nesse sentido, uma característica ampla e genérica seria gostar de organizar informações, controlar dados, realizar análises e relatórios. No entanto, as possibilidades de atuação são muito variadas.
O campo de trabalho do administrador é amplo. Ele abarca diferentes naturezas de empreendimentos: indústrias, comércio, empresas prestadoras de serviços, organizações esportivas, hospitalares, hotéis, organizações não governamentais sem fins lucrativos, empresas estatais e cargos públicos. Enfim, qualquer atividade que necessite organização e gerenciamento necessita de conhecimentos e profissionais ligados à Administração.
A escolha por este curso muitas vezes se deve a essa abrangência, já que empresas de qualquer setor necessitam uma condução racional nas áreas ligadas a recursos humanos, departamentos contábil e financeiro, logística, negócios etc.
Por outro lado, este é o curso que mais forma profissionais no Brasil. Por isso, grande parte dos formados acabam por realizar tarefas corriqueiras que não exigiriam conhecimentos próprios à formação universitária. Há também setores e funções em que compete o administrador com profissionais de outras formações. Nesse sentido a realidade de mercado não é positiva da mesma forma.
Pesquisar a grade curricular do curso pode lhe ajudar a identificar de forma eventualmente você se articularia à profissão. Assista também a este Hangout do Guia do Estudante sobre o tema.
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