É possível ser um médico e executivo (empresário) ao mesmo tempo? Isso é preponderante em minha decisão!
Enviado por Charles
Por Maíra Habimorad*
Charles, antes de tudo precisamos entender que profissão e carreira são coisas diferentes (falei sobre isso aqui). Isso significa que você pode ter a profissão de médico e ao longo do tempo se tornar um médico empreendedor – da sua própria clinica, hospital ou ainda como executivo de uma empresa no setor de saúde que não seja sua.
É fundamental entender que medicina é uma profissão que demanda muita, muita, muita dedicação para terminar o curso e a residência. Acho difícil conseguir conciliar mais coisas nos primeiros 7 ou 8 anos de carreira – enquanto está cursando a faculdade, pelo menos.
Por isso, é mais comum ver médicos que migram para a carreira de gestor ou conciliam as duas atividades mais tarde, depois de consolidados como profissionais. Tudo vai depender de sua dedicação e intensidade de trabalho.
Por último, caso decida ter as duas atividades, no futuro terá que fazer cursos de especialização em gestão para que se forme também como empresário ou empreendedor.
*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.
Esta coluna é uma parceria do Guia do Estudante com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.