Enfermeiros e outras profissões muito comuns que não serão substituídas por IA
Essas profissões do futuro na verdade já existem há muito tempo! Saiba quem está com emprego garantido

De acordo com o Relatório Futuro do Trabalho, divulgado em janeiro de 2025 pelo Fórum Econômico Mundial, existem algumas profissões muito comuns que não serão substituídas por Inteligência Artificial – pelo menos até 2030. Na verdade, a demanda por este tipo de profissional pode até aumentar!
Apesar da febre do momento serem as profissões na área de tecnologia, existem funções básicas da economia como motoristas de entrega, cuidadores, educadores e trabalhadores rurais que seguem tendo seu lugar garantido. Abaixo, confira 5 profissões muito comuns que continuarão em alta!
+ 5 dicas para encontrar o trabalho dos sonhos, segundo especialistas
Professor
De acordo com o relatório, o aumento na demanda por alguns profissionais vem das mudanças demográficas. Em regiões de baixa renda, nas quais a maioria da população está em idade ativa, haverá uma grande demanda por profissões na área de educação, já que mais pessoas precisam ser educadas para se tornarem força de trabalho. Além disso, um professor precisa entender os pormenores de uma vivência humana para conseguir adaptar sua didática a todos os alunos – coisa que um robô, sozinho, não consegue fazer.
Vendedor de loja
No caso dos vendedores de loja, a necessidade da interação humana vai além da empatia e simpatia. No ramo das vendas, é preciso ser persuasivo e compreender emoções para fazer com o cliente compre algo – até mesmo quando ele não quer ou não precisa tanto assim. O vendedor também pode resolver pequenos conflitos durante o atendimento, como sugerir um substituto para um item fora de estoque, e concretizar uma venda.
+ 5 carreiras para quem gosta de falar em público
Garçom
Algumas funções demandam habilidades intrinsecamente humanas, como o atendimento ao público. Restaurantes, bares e cafés não oferecem apenas comida, mas também hospitalidade e serviço personalizado. A comunicação e a empatia dos garçons são difíceis de serem automatizadas.
Enfermeiro
De acordo com o relatório, o mesmo que ocorre com os professores em países em desenvolvimento, serve para a área da saúde em países já desenvolvidos. Isso porque essas populações são mais velhas e é necessária uma força tarefa para cuidar dos idosos. Além da demanda local aumentar, as funções de um enfermeiro vão além de um trabalho mecânico que pode ser replicado por máquinas.
+ Etarismo, ageísmo, velhofobia: o que é o preconceito baseado na idade?
Motorista
Aqui vale para a maioria dos transportes, seja de pessoas ou objetos. Com a consolidação do e-commerce, cada vez mais serão necessários motoristas para fazer a entrega de itens. Enquanto ainda não temos transporte por drones ou veículos que saem dirigindo sem um humano, estes profissionais são essenciais.
Outras profissões muito comuns que seguem em alta
- Trabalhadores rurais, trabalhadores braçais e outros trabalhadores agrícolas;
- Motoristas de caminhonete ou de serviços de entrega;
- Desenvolvedores de software e aplicativos;
- Carpinteiros, azulejistas e profissões semelhantes;
- Vendedores de loja;
- Trabalhadores de processamento de alimentos e profissões relacionadas;
- Motoristas de carro, van e motocicleta;
- Profissionais de enfermagem;
- Trabalhadores que servem comidas e bebidas;
- Gerentes gerais e de operações;
- Profissionais de assistência social e aconselhamento;
- Gestores de projetos;
- Professores de universidade e educação superior;
- Professores de segundo grau;
- Setores de cuidados pessoais.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.