Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Dizem que devo fazer Medicina, mas gosto de ensinar. E agora?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 21 jun 2017, 17h40 - Publicado em 17 ago 2016, 17h13

Dizem que devo escolher Medicina, mas, apesar de ter interesse na área de Saúde, não me imagino sendo médica, mas sim ensinando. É melhor fazer licenciatura?
Enviado por Fernanda

Dizem que devo fazer Medicina, mas gosto de ensinar. E agora?

As licenciaturas são dirigidas para o professor de níveis fundamental e médio. Para o nível fundamental I (primeiro ao quinto ano), a formação exigida é em Pedagogia. No fundamental II e no médio, as licenciaturas ocorrem por áreas de conhecimento (Física, Ciências Biológicas, Matemática, Educação Física, História, Geografia, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Exatas, Ciências da Natureza, Geociências e Educação Ambiental, entre outras).

Continua após a publicidade

Para que alguém possa lecionar no ensino superior, legalmente, basta que uma pessoa se gradue em qualquer curso de ensino superior. Essas instituições devem contar com 25% de mestres e doutores em seus quadros de professores (podendo os outros 75% serem apenas graduados ou portadores de título de especialista). Nas universidades públicas os concursos quase sempre exigem o título de doutor. De toda forma, a realização de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) é o caminho esperado para quem deseja lecionar no nível superior, inclusive porque esta formação é também (e essencialmente) dirigida para a formação do pesquisador, do cientista.

Ao afirmar se interessar em lecionar, você não indica as áreas que mais lhe atraem: há alguma? Em que nível você gostaria de atuar? Que outras carreiras na área da saúde poderiam lhe atrair? A formação em Medicina também lhe atrai?

Já considerou a possibilidade de se tornar pesquisadora e professora universitária em Medicina? Há linhas de pesquisa muito variadas nessa área: medicina tropical (em que o Brasil é líder mundial), biotecnologia, células-tronco, oncologia, saúde da mulher, doenças infecciosas, saúde pública,e todas as outras ligadas a cada especialidade médica.

Continua após a publicidade

>> As carreiras que você pode seguir com Medicina

Sua decisão envolve diversas variáveis. Uma delas é com certeza o prestígio social da carreira em Medicina; mas há também a grande diferença quanto a concorrência no vestibular e as expectativas de remuneração média entre Medicina e licenciaturas, expectativas familiares, perspectivas de desenvolvimento de carreira.

Considere as opções e as questões apresentadas. O processo de escolha profissional deve considerar o maior número de variáveis possível, informações amplas e detalhadas sobre cada elemento envolvido e uma boa dose de coragem. Não é um processo simples, pois, além dos ganhos conquistados quanto a um projeto de vida, envolve inevitavelmente riscos e perdas parciais, seja qual for a escolha.

Publicidade
Publicidade
Dizem que devo fazer Medicina, mas gosto de ensinar. E agora?
Mundo do Trabalho
Dizem que devo fazer Medicina, mas gosto de ensinar. E agora?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.