Cursinhos pré-vestibulares gratuitos da USP com inscrições abertas
Os cursinhos tem como público-alvo estudantes de baixa renda e geralmente acontecem no período noturno. As aulas acontecem em modelo presencial e online
Sacode a poeira e nada de ficar olhando para o tempo perdido, estudante! O meio do ano chegou, mas ainda dá tempo de se preparar para os grandes vestibulares como a Fuvest, a Unicamp e o Enem. Melhor ainda: contando com a ajuda de quem já foi vestibulando e hoje estuda na USP (Universidade de São Paulo). Cinco cursinhos pré-vestibulares populares organizados por alunos da universidade estão com inscrições abertas para o próximo semestre letivo.
As aulas acontecem presencialmente nos campi da USP em Ribeiro Preto e na capital (Butantã e Zona Leste). Uma vez que são gratuitos, o processo seletivo de todos eles passa por critérios socioeconômico – o público alvo são, portanto, alunos de baixa renda.
Confira mais sobre cada um deles e os prazos de inscrição:
Cursinho Popular da EACH – (Zona Leste, São Paulo)
Gerido por alunos da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), campus da USP localizado na zona leste de São Paulo, o cursinho oferece, para o segundo semestre deste ano, 13 vagas para o período vespertino e 26 para o noturno. As aulas do vespertino ocorrem das 14 horas às 18h45, e do noturno das 19 horas às 22h45. Todas as aulas são oferecidas presencialmente.
O cursinho informa, ainda, que há reserva de vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, além de acréscimo na pontuação da avaliação socioeconômica para pessoas transgênero.
As inscrições podem ser feitas até 29 de junho por meio deste formulário.
Cursinho Popular da FDRP (campus Ribeirão Preto)
O Cursinho Popular da FDRP foi criado por alunos da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto. Desde 2014, oferece aulas de todas as disciplinas para estudantes de baixa renda que se preparam para os vestibulares. Durante a semana, as aulas acontecem apenas no período noturno, das 18h30 às 22h. Outra opção são as turmas aos sábados, com aulas das 9h às 12h15.
As inscrições ficam abertas até 30 de junho e podem ser feitas por meio deste formulário.
Cursinho Popular da Poli (campus Butantã, em São Paulo)
O Cursinho Popular da Poli foi fundado em 1987 e é um dos mais antigos da USP. As aulas são ministradas por alunos dos cursos de Engenharia do campus Butantã, localizado na Zona Oeste de São Paulo. O material de apoio utilizado é oferecido pelo Sistema Etapa.
As aulas do segundo semestre serão ministradas à distância – ou seja, online – todos os dias da semana, das 17h às 21h55.
Para se inscrever, basta preencher este formulário até 5 de julho. O Cursinho Popular da Poli cobra uma taxa de inscrição no valor de R$ 15.
Cursinho da FEA (campus Butantã, em São Paulo)
A FEA é a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. São os alunos desta unidade que ministrarão as aulas do segundo semestre deste ano na modalidade presencial, das 12h40 às 18h30, de segunda à sexta-feira. O material didático utilizado pelo cursinho é do Sistema Anglo.
Assim como o Cursinho da EACH, o da FEA também conta com bonificação para pessoas transgêneras, pretas, pardas ou indígenas (PPI), refugiadas e ex-estudantes.
A taxa de inscrição custa R$ 30 e as inscrições podem ser feitas até 18 de julho acessando este link.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.