Inscrições para o Enem 2010 são prorrogadas até o dia 16
MEC estende prazo em uma semana devido a chuvas no Nordeste. Candidato tem até o dia 20 para efetuar o pagamento. Saiba como obter a isenção da taxa
Os estudantes ganharam mais uma semana para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (9), foi prorrogado até o dia 16.
A exigência de número de CPF continua valendo – a Justiça havia determinado que o documento deixasse de ser exigido, já que menores de 18 anos não são obrigados a ter o cadastro. Mas o Ministério da Educação recorreu. As inscrições são feitas no site do Inep.
– Participante precisa ter CPF próprio
– Enem vale como diploma de Ensino Médio para maiores de 18
Segundo a assessoria do Ministério da Educação, a prorrogação atende a pedido dos governadores de Pernambuco e Alagoas, cujos estados enfrentaram enchentes nas últimas semanas. Os estudantes dessas regiões têm problemas para acessar à Internet.
– Datas do Enem 2010: 6 e 7 de novembro
– Enem terá inglês e espanhol
INSCRIÇÕES E ISENÇÃO
Com a prorrogação, os inscritos pagantes terão até o dia 20 para gerar o boleto na página de acompanhamento da inscrição e fazer o pagamento.
A taxa de inscrição é de 35 reais e estão isentos de pagamento os estudantes do último ano do ensino médio em escola pública. Quem concluiu o ensino médio em escola pública antes de 2010 não é automaticamente isento, mas pode solicitar a isenção caso seja membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica. Estudantes de escolas particulares e pessoas com mais de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio também têm essa opção caso sua situação econômica se encaixe nas condições necessárias.
É considerada família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica aquela com renda familiar mensal de até três salários mínimos ou a que tenha uma renda de até meio salário mínimo por pessoa. Pessoas nessas condições deverão ter documentos que comprovem a situação de carência declarada, pois o Ministério da Educação pode vir a solicitá-los.
Os dados fornecidos são cruzados com outras bases de dados oficiais para que a informação seja confirmada e os pedidos de isenção são aprovados ou não no decorrer das inscrições. Portanto, é importante que o candidato que tenha se inscrito como isento verifique a página de acompanhamento até que sua declaração de carência tenha sido aprovada. Em caso de não aprovação, ele deve gerar boleto e efetuar o pagamento dentro do prazo. Caso tenha declarado carência por equívoco, o inscrito pode entrar no sistema de acompanhamento da inscrição para corrigir a informação e gerar o boleto.
PROVA
O Enem é a prova do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o vestibular centralizado de universidades públicas de diversos estados. Há ainda instituições públicas (como a Unesp) e privadas que dão pontos extras aos estudantes que tenham bom desempenho na prova.
– Fuvest e Unicamp não usarão Enem este ano
A nota do Enem também é o critério de seleção para o Prouni, o programa de bolsas do governo federal em universidades particulares. Participar do exame também será obrigatório para pedir o Fies, que financia mensalidades de cursos superiores.