7 músicas calmas para estudar
Uma lista completa, para todos os gostos! Confira canções clássicas e contemporâneas que ajudam a concentrar
Na hora de estudar, nem sempre temos a chance de escolher o ambiente mais propício. O resultado é que qualquer estímulo externo, como um barulho mais alto, pode se tornar distração. É nesse cenário que as músicas calmas e instrumentais entram em cena. Elas bloqueiam o ruído externo e ainda podem ajudar na concentração!
E as opções não param por aí: músicas em idiomas que você não conhece também podem ser uma mão na roda, já que o cérebro não irá competir a atenção entre o estudo e o que o cantor está dizendo.
Abaixo, confira 6 opções para adicionar na sua playlist hoje mesmo!
+ 4 idiomas que são mais fáceis para brasileiros aprenderem
1. “Serenity”, Buddha’s Flute
Instrumentos de sopro, como a flauta, estimulam a mente e auxiliam na concentração, ajudando a criar um ambiente propício para a imersão em atividades cognitivas. Ideal para colocar bem no início da maratona de estudos, como um aviso para o cérebro que é hora de focar.
+ 10 dicas cientificamente comprovadas para melhorar seus estudos
2. “Playing Flute (Fuki Asobi)”, Takeo Izumi
A música zen tradicional, que veio de uma das linhas do Budismo, mistura melodias simples, sons da natureza e instrumentos como shakuhachi e sinos de taça. Ela ajuda a relaxar, clarear a mente e se concentrar, funcionando bem em meditação, momentos de descanso, na hora de dormir ou até durante atividades criativas.
+ 2 técnicas de mindfulness para treinar a concentração e manter o foco
3. “forever rain”, RM
Uma música com carinha de lo-fi e que ao mesmo tempo não é em um idioma conhecido pode preencher o espaço dos sons sem gerar distrações. É o caso “forever rain” do rapper RM. O cérebro não irá competir a atenção entre o estudo e a letra da canção.
+ 7 livros clássicos indicados por RM, líder do BTS
4. “Slow Dancing”, V (Piano Ver.)
Para quem não é fã de rap, um piano é bem-vindo – neste caso, mais ainda para quem é fã de BTS, já que a música é de um dos integrantes do grupo. Um estudo publicado no jornal de neurociência global Frontiers in Neuroscience aponta que ouvir músicas que você já conhece em momentos difíceis ajuda o cérebro a desenvolver emoções positivas.
+ BTS no exército: o que explica a rigidez do serviço militar sul-coreano
5. “Tchaikovsky: Swan Lake, Op. 20, Act 2: No14, Scene. Moderato”, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, André Previn, London Symphony Orchestra”Tchaikovsky: Swan Lake, Op. 20, Act 2: No14, Scene. Moderato”, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, André Previn, London Symphony Orchestra
Para o bom apreciador de música clássica, Tchaikovsky é a escolha óbvia. Além disso, existem benefícios cientificamente comprovados pelo estudo “Applied Cognitive Psychology” em usar a música clássica para estudar, como a melhora significativa do desempenho em tarefas de leitura e escrita.
+ Roteiros de organização de estudos para cada tipo de vestibulando
6. “Giselle, Act 1: Peasant Pas de Deux – Adage, pas de deux”, Adolphe Adam, Tasmanian Symphony Orchestra, Nicolette Fraillon
Mas é preciso escolher a música clássica certa: no caso dos repertórios de balé, busque os famosos adágios, como esse de “Giselle”. São canções mais lentas e que podem ajudar a focar nos estudos, ao invés de te fazer sair dançando.
+ Como a luz dos ambientes afeta sua concentração
7. “Veridis Quo”, Daft Punk
Por fim, Daft Punk pode não ser o artista mais óbvio na hora de pensar em “música calma para estudar”. Acontece que “Veridis Quo” tem uma batida leve e constante, quase hipnotizante, que tira a mente do som e coloca no ritmo do aprendizado.
+ Roteiro de organização de estudos para quem estuda em casa
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





