A prova
Questões da Unicamp têm teor contextualizado e atual
Primeira fase
A primeira fase da Unicamp é composta por 72 questões de conhecimentos gerais, no formato múltipla escolha. Diferentemente do Enem, da Fuvest e da Unesp, os testes do exame contêm quatro alternativas, ao invés de cinco. Este aspecto facilita o manejo do tempo pelos candidatos. De acordo com o coordenador da Unidade Tamandaré do Anglo Vestibulares, Daniel Perry, “isso torna a prova um pouco menos cansativa, já que o tempo necessário para cada questão é reduzido”.
Os candidatos têm, no máximo, 5 horas para resolver a prova. A permanência mínima na sala de prova é de 2 horas.
Separadamente, esta etapa conta com questões de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Inglês e perguntas interdisciplinares. Uma novidade presente desde a edição 2024 é o acréscimo de questões de Filosofia e Sociologia. A distribuição de questões segue a seguinte ordem:
- 12 questões de Matemática;
- 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
- 7 questões de Inglês,
- 21 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física);
- 20 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
A prova de conhecimentos gerais da Unicamp é bastante abrangente. Ela cobra os conteúdos mais importantes do Ensino Médio, sem que temas específicos se sobressaiam. Geralmente, as questões são bem contextualizadas, ou seja, exigem um conhecimento mais amplo.
Como a maior parte das questões são das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, o candidato deve atentar ao estudo dessas matérias. Entretanto, como todas as perguntas valem um ponto, não adianta o estudante dar prioridade para determinadas áreas durante a prova.
Segunda fase
Na segunda fase da Unicamp, as provas são aplicadas em dois dias consecutivos, cada um com cinco horas de duração. São 30 questões no total, além de uma redação.
Todas as questões desta etapa são dissertativas. Geralmente, apresentam uma proposta em forma de texto e dois itens de resposta. Em geral, esses exercícios exigem capacidade analítica, comparativa e interpretativa.
Nesse aspecto, o estudante deve somente responder àquilo que foi pedido na questão. “Caso o enunciado solicite duas causas, o candidato deve citar apenas duas. O fato de os vestibulandos citarem muitos elementos em uma resposta é compreendido como uma tentativa de acertar, o que não é bem visto pelo examinador”, assegura Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Curso Objetivo.
No primeiro dia, a prova é comum a todos os candidatos. Ela é composta por:
- 6 questões de Língua Portuguesa e Literatura;
- 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa;
- 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física);
- 1 redação
Já no segundo dia, os candidatos realizam duas provas: uma comum a todos e uma correspondente à área do conhecimento do curso que pretendem fazer.
A prova comum a todos é composta por questões de Matemática e Ciências Humanas, mas varia no número de questões de Matemática dependendo do curso escolhido.
Prova comum a todos:
- 2 questões de interdisciplinares de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- 6 ou 4 questões de Matemática (6 para os cursos Ciências Exatas/Tecnológicas, 4 para os de Ciências Biológicas/Saúde, e 4 para os de Ciências Humanas/Artes).
Prova de Conhecimento Específicos:
- Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: prova de Biologia, com 8 questões; prova de Química, com 6 questões.
- Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: prova de Física, com 6 questões; prova de Química, com 6 questões.
- Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: prova de Geografia, com 6 questões; prova de História, com 6 questões; prova de Filosofia, com 1 questão; prova de Sociologia, com 1 questão.
De acordo com o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, “a capacidade de interpretação é um dos principais aspectos avaliados em todas as provas da segunda fase. Estudantes com hábito de leitura e capazes de estabelecer conexões entre diversos conteúdos e conceitos tendem a alcançar melhor desempenho”.