Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Quem é Mafalda e por que você deveria conhecê-la se vai fazer o Enem

As tirinhas da personagens abordam temas relevantes para a sociedade e têm grandes chances de aparecerem em vestibulares pelo país

Por Redação
19 out 2024, 19h00

Dos seus livros didáticos durante o Ensino Fundamental até vestibulares importantes, como o Enem: com certeza, você já se deparou com as tirinhas da Mafalda por aí. A personagem de quadrinhos foi criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, em 1964. Inteligente, curiosa, com uma visão crítica e muitas vezes irônica sobre a sociedade, a menina de 6 anos costuma ter conversas com amigos e família que mesclam a ingenuidade de uma criança com uma visão madura do mundo, apesar de sua pouca idade.

Assim, as tirinhas da personagem conquistaram fãs ao redor do mundo e se tornaram um ícone da cultura pop, especialmente na América Latina. A última edição da Mafalda foi publicada até 1973, mas sua influência se estende até hoje, sendo traduzida para diversos idiomas e seguindo relevante.

+ Por que Frida Kahlo se tornou um ícone feminista

A comicidade de Mafalda e suas alfinetadas em temas mais sensíveis, além de sua abordagem sobre questões atemporais, faz com que ela se mantenha presente mesmo décadas depois de suas histórias terem sido publicadas. Não à toa, ela se tornou um recurso para que professores conseguissem explicar temas complexos de uma forma mais simples a jovens de diferentes idades. E, assim, ela também foi parar nos vestibulares.

Para o Enem, por exemplo, as tirinhas da personagem são um prato cheio devido a sua capacidade de abordar questões sociais, políticas, filosóficas e humanas de maneira acessível e crítica – justamente o que se encaixa aos objetivos do exame de avaliar a capacidade do estudante de interpretar, refletir e argumentar sobre temas contemporâneos.

+ Teste sua interpretação com 5 tirinhas e charges que já caíram no Enem

Continua após a publicidade

Pensando nisso, separamos alguns assuntos recorrentes nas tirinhas que são a cara do exame. Confira abaixo:

Política

Suas histórias se passam na Argentina, entre os anos de 1960 e 1970 – um período de grande turbulência política no país. Nesse contexto, ela critica abertamente regimes opressores, autoritarismo, censura e injustiças, mostrando-se preocupada com os mais pobres e criticando sistemas que perpetuam desigualdades socioeconômicas.

+ Como cai na prova: Ditaduras latino-americanas

Guerra e violência

Uma das principais preocupações de Mafalda é a paz mundial. Ela questiona a lógica das guerras, as hipocrisias que as sustentam e os custos humanos desses conflitos. Suas histórias abordam com frequência a luta pela paz e a crítica aos conflitos armados.

Continua após a publicidade

Com sua visão humanista e pacifista, a personagem expressa esse desejo por um mundo sem violência, algo que ressoava em muitos leitores durante os períodos de ditadura.

+ As guerras que fizeram os gastos militares baterem recorde no mundo

Questões da vida pessoal

Embora seja uma crítica à sociedade, Mafalda também reflete sobre as sutilezas da vida, as relações familiares e os desafios do crescimento.

Os amigos de Mafalda, como Felipe, Miguelito, Susanita e outros, também são muito importantes nas tirinhas. Eles representam diferentes aspectos da sociedade e têm pontos de vista variados sobre a vida, o que gera discussões interessantes e muitas vezes engraçadas.

Continua após a publicidade

Filosofia e ética

A personagem tem uma visão clara do que é certo e errado, e suas tirinhas abordam dilemas éticos. Ela questiona, por exemplo, a moralidade das instituições e ações humanas, colocando em xeque também outras questões sobre o mundo que são profundas para sua idade, como a natureza da existência, o papel das pessoas na sociedade e a busca por um mundo melhor.

+ 5 livros para começar a entender Psicologia

Crítica à sociedade de consumo

Vivendo em um mundo moderno e industrializado, Mafalda muitas vezes reflete sobre as consequências dessa vida, como a alienação e a superficialidade que surgem com o progresso tecnológico e o consumismo.

Globalização

Mesmo sendo uma personagem argentina, Mafalda fala sobre problemas globais, como desigualdades econômicas, o impacto ambiental e tensões internacionais. Ela reflete, com sensatez e sarcasmo, sobre a realidade de um mundo interconectado e suas falhas.

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Publicidade
Quem é Mafalda e por que você deveria conhecê-la se vai fazer o Enem
Enem
Quem é Mafalda e por que você deveria conhecê-la se vai fazer o Enem
As tirinhas da personagens abordam temas relevantes para a sociedade e têm grandes chances de aparecerem em vestibulares pelo país

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.