Candidato de MG consegue mudar nota da redação do Enem
Prova do estudante continha um erro de identificação
Mais um candidato conseguiu alterar a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Um estudante de Minas Gerais conseguiu mudar sua pontuação de zero para 440 pontos, em uma escala que vai até 1.000.
– Entenda como funciona a nota do Enem
O edital do Enem não prevê que o estudante possa recorrer da nota obtida, mas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o erro foi reconhecido, porque houve falha do próprio instituto.
No dia da prova o aluno identificou um erro de identificação e comunicou ao fiscal de sala, que registrou o problema em ata. O problema foi que na correção, o erro não foi reparado e, por isso, a nota do candidato foi anulada, como se ele não tivesse comparecido à prova. Ao ver isso, o estudante entrou em contato com o Inep por meio do Fala Brasil (0800 61 61 61) e a nota foi alterada pelo instituto na última terça-feira (10).
O Inep e o MEC já receberam mais de 70 pedidos da Justiça para que candidatos possam ter acesso à correção da redação e, em alguns casos, para que a nota seja revista. Porém, além deste caso, apenas um estudante de São Paulo tinha conseguido alterar a sua nota, que passou de zero para 880 pontos. A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou ontem (11) que mais um participante tenha a nota alterada após a conclusão de “erro material” na soma da pontuação obtida pelo aluno.
LEIA MAIS