5 erros muito comuns na redação do Enem – e como evitá-los
Professoras apontam ortografia, repertório desconexo da argumentação e cópia de trechos da coletânea entre as principais falhas dos estudantes
Mesmo com meses de preparação, muitos estudantes perdem pontos na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por desatenção na revisão da ortografia ou por usar “repertório de bolso”, que são referências prontas, memorizadas e usadas de forma genérica no texto.
Esses são alguns dos erros mais comuns nas redações, segundo as professoras Maria Elisabete Vargas, do Vila Olímpia Bilingual School, em Florianópolis, e Nayara Natalia de Barros, coordenadora de Redação do Curso e do Colégio Etapa Valinhos.
O GUIA DO ESTUDANTE perguntou às especialistas quais são os deslizes mais observados neste período de preparação para o Enem. Veja os cinco erros e saiba como evitá-los no dia da prova!
+ Ele tirou mil na redação do Enem citando livro que tinha lido anos atrás
Copiar trechos da proposta de redação
Vargas comentou que o texto perde a voz autoral quando os estudantes copiam um trecho pronto do repertório da proposta. “É importante mostrar que você entendeu o repertório e sabe relacioná-lo à tese, não apenas repetir o que foi dado”, disse.
Além disso, quando o candidato reproduz um trecho do exame, a quantidade de linhas copiadas é desconsiderada para a contagem do mínimo de linhas da redação do Enem.
Por isso, tenha em mente que é melhor gastar tempo de prova compreendendo o tema, elaborando a tese e buscando argumentos pertinentes do que copiar trechos prontos.
+ Como explorar a coletânea da melhor forma
Não utilizar todas as palavras-chave da frase temática ao longo do texto
Para Barros, usar todas as palavras-chave da proposta de redação ou seus sinônimos garante a abordagem completa do tema. Por exemplo, se o tema é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, não adianta falar apenas sobre a valorização cultural no país sem mencionar os desafios.
“Sem isso, o aluno corre o risco de ter o seu texto severamente penalizado por abordagem tangencial do tema ou, pior, por fuga ao tema, o que leva à anulação do texto.”
+ Baixe um simulado do Enem 2025 e pratique
Não fazer uma revisão criteriosa
As duas professoras concordam que é comum os estudantes deixarem passar algum desvio na ortografia ou na pontuação, comprometendo a pontuação na Competência 1 da avaliação.
Vargas acrescenta que os candidatos também repetem conectivos, prejudicando a Competência 4, sobre mecanismos linguísticos. “Muitos ‘além disso’, ‘como’, ‘se’ ou ‘e’ enfraquecem a leitura e dão a impressão de vocabulário limitado”.
Para ambos os casos, uma boa revisão ao final do texto ajuda a garantir uma pontuação mais alta na redação.
+ 10 conectivos de conclusão para encerrar sua redação do Enem
Usar “repertório de bolso” na redação
Um erro bastante observado pelas duas professoras é o uso de citações desconectadas da tese. A prática é tão comum que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) fez um alerta na Cartilha da Redação deste ano sobre os “repertórios de bolso”.
Isso atrapalha a Competência 2 da redação, que exige citações relacionadas ao tema, bem articuladas com os argumentos e que mostre a habilidade do participante de conectar o conhecimento ao problema discutido.
“O melhor é sempre se valer de referências que foram estudadas antes, a fim de incorporá-las habilmente à argumentação”, aconselha Barros.
+ Entenda o alerta inédito do Inep sobre “repertórios de bolso” na redação do Enem
Conclusão incompleta
O Enem pede uma proposta de intervenção na conclusão do texto composta por ação, agente, modo, efeito e detalhamento. Porém boa parte dos estudantes se esquece de algum desses elementos, de acordo com as professoras, o que compromete a pontuação da Competência 5.
Para evitar esse erro, tente responder às seguintes perguntas na conclusão:
- O que é possível apresentar como solução para o problema?
- Que ação deve ser tomada para que a solução seja alcançada?
- Quem deve executá-la?
- Como viabilizar essa solução?
- Qual efeito ela pode alcançar?
- Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?
+ Redação do Enem: 5 conclusões nota mil para te inspirar
Cronograma Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junhoPrazo para recurso: 23 a 27 de junhoResultado do recurso: 4 de julho- Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





