Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

10 carreiras para quem quer trabalhar com esporte

No espírito de Copa e futebol, selecionamos a seguinte pergunta do nosso leitor Jadeilson Silva: “Qual é a melhor área de trabalho para quem gosta muito de futebol? Menos jogador, pois sou considerado ‘velho’.” Se você acha que não dá para ser jogador, não fique chateado. O mercado de trabalho na área esportiva é bem […]

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h44 - Publicado em 16 jun 2014, 17h30

No espírito de Copa e futebol, selecionamos a seguinte pergunta do nosso leitor Jadeilson Silva:

“Qual é a melhor área de trabalho para quem gosta muito de futebol? Menos jogador, pois sou considerado ‘velho’.”

Se você acha que não dá para ser jogador, não fique chateado. O mercado de trabalho na área esportiva é bem extenso e você tem muitas chances. Como as profissões nessa área são bem amplas, fizemos uma lista com 10 opções. Elas são válidas não só para o futebol, mas para outros esportes também. Dê uma olhada, quem sabe alguma não é a sua cara? (Clique nos links para saber mais sobre as carreiras)

10 carreiras para quem quer trabalhar com esporte

Educação Física

Essa é a carreira que mais vem à cabeça quando o assunto é esporte. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas, tanto para crianças, como para adultos em inúmeras modalidades de esporte. O técnico da Seleção Brasileira de futebol, Luiz Felipe Scolari, por exemplo, fez esse curso com especialização em futebol e vôlei. Dá para trabalhar em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer.

Fisioterapia

Continua após a publicidade

O fisioterapeuta é um profissional fundamental na prática esportiva. Ele trabalha diretamente no tratamento e na prevenção de doenças e lesões dos atletas, sendo peça-chave nos principais clubes de futebol (e também em outras modalidades).

– Luiz Rosan, fisioterapeuta do SPFC e da seleção brasileira, dá dicas sobre o curso e a carreira

Psicologia

A Psicologia Esportiva é recente, mas a pressão e o estresse sofridos pelos jogadores no mercado esportivo aumentaram a demanda desse profissional. O psicólogo dessa área trabalha para manter o equilíbrio físico e mental dos atletas.

Medicina

Continua após a publicidade

A Medicina Esportiva é a modalidade médica que estuda a influência das atividades físicas no corpo das pessoas. O médico dessa área ajuda a prevenir e a tratar distúrbios originados da prática esportiva. Ele também dá orientação médica aos atletas e acompanha equipes e times.

– Médico da Seleção Brasileira de Futebol dá dicas sobre a carreira de Medicina

Rádio e TV

Saindo da área da Saúde e indo para a Comunicação, quem se forma em Rádio e TV pode trabalhar criando e editando programas radiofônicos ou televisivos. A carreira também possibilita seguir como locutor ou comentarista esportivo.

Fotojornalismo

Continua após a publicidade

Já imaginou trabalhar como fotógrafo em uma das partidas da Copa do Mundo? Se você curte captar imagens, essa pode ser uma boa área para se seguir. É preciso ter habilidade e sensibilidade para dar os melhores cliques na câmera.

Jornalismo

O jornalista esportivo pode trabalhar na cobertura de eventos e também em veículos midiáticos voltados para esse setor. Ele pode se especializar em uma modalidade e até virar comentarista em partidas.

– Repórter de campo, literalmente. Conheça a rotina do jornalista esportivo

Relações Públicas

Continua após a publicidade

O profissional formado no curso de Relações Públicas pode trabalhar na coordenação de eventos esportivos ou na assessoria de clubes e equipes. É uma boa área para quem tem facilidade com comunicação e agilidade para controlar crises.

Publicidade e Marketing

Quem estudar Publicidade e Propaganda ou Marketing poderá trabalhar com campanhas esportivas. Empresas de produtos para o esporte gastam milhões com publicidade para promover suas marcas, principalmente porque grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas agitam esse mercado.

Estatística

Essa é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos. É com base no trabalho de um estatístico que muitos técnicos e empresários tomam as suas decisões no mundo esportivo. Jogadores e atletas são estudados nos mínimos detalhes antes de entrar em um clube. Em 2011 o filme Moneyball (O Homem Que Mudou o Jogo) mostrou como as estatísticas esportivas são importantes para decidirem jogos.

Publicidade
Publicidade
Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?
Mundo do Trabalho
Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?
Só o médico pode prescrever medicamentos e realizar cirurgias; perfil do biomédico tem ênfase na pesquisa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.