Na hora de elaborar a lista de compras, é inevitável surgirem algumas dúvidas: o certo é escrever que falta beringela ou berinjela na geladeira? Mussarela ou muçarela? Ou ainda: vagem ou vajem? Felizmente, estamos aqui para sanar as suas perguntas.
A única forma correta de descrever o fruto das plantas leguminosas, como o feijão ou a soja, é “vagem”, com G. A vagem é uma espécie de pacotinho que essas espécies produzem, onde ficam armazenados seus grãos, entre elas o feijão, a lentilha e o amendoim. (Sim, aquela casca áspera e marrom clara que envolve o amendoim também é um tipo de vagem.)
Agora pasmem: de acordo com o dicionário Michaelis, a origem da palavra “vagem” vem do Latim, de vaginam, que significa “bainha” ou um “pequeno estojo” – e que, sim, também deu origem ao nome do órgão sexual feminino. Aposto que você não estava esperando esse parentesco.
Por isso, não se esqueça mais. Assim como a “vagina”, a “vagem” também tem um G.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.