Como se escreve: dia a dia ou dia-a-dia?
Todo dia a mesma dúvida: afinal dia-a-dia tem hífen ou não?
Sem demora: a forma correta de se escrever “dia a dia” é assim mesmo, sem hífen.
Mas por que então dá tanta impressão de que o certo seria grafar o termo com hífen?
Essa é uma dúvida que surgiu com o Novo Acordo da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 2006. Até essa data, “dia a dia” podia ser escrito com ou sem hífen, dependendo de seu uso.
Quando a expressão era uma locução substantiva, ou seja fazia as vezes de substantivo e era sinônimo de “rotina, cotidiano”, ela era escrita com hífen. Um exemplo: “O dia-a-dia de quem trabalha em um hospital é muito corrido”.
Já quando “dia a dia” tinha função de advérbio, substituindo o termo “um dia depois do outro” ou “diariamente”, ele era escrito sem hífen. Assim: “A previsão do tempo é atualizada dia a dia”.
O objetivo do Acordo de 2006, então, foi simplificar a vida de quem escreve e estabelecer que “dia a dia” deve ser sempre escrito sem hífen, não importando a forma como a expressão é usada. Isso vale para todos os tipos de locução: substantivas, adverbiais, adjetivas, pronominais etc. Em todos esses casos, não se utiliza mais o hífen.
Exemplos de uso:
Meu dia a dia está uma loucura.
Os desafios no meu trabalho aumentam dia a dia.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.