Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Conheça oito roqueiros que brilharam nas universidades

Guia selecionou nomes do rock'n'roll que enfrentaram DPs, professores chatos, provas e, ao final, chegaram ao estrelato

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 13 jul 2010, 19h21

da redação

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Conheça oito roqueiros que brilharam nas universidades
Rock e carreira podem, sim, combinar \m/
Guia de Profissões: Produção de música eletrônica
Guia de Profissões: Música

O GUIA resolveu homenagear nomes que brilharam nos bancos de universidades. Preparamos uma listinha que mostra, por exemplo, que o vocalista do Offspring tem mestrado em Biologia Molecular e que Samuel Rosa é psicólogo:

 

Continua após a publicidade
Roqueiros que já foram estudantes

Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser, MGMT

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser se conheceram em 2002, quando eram calouros de Artes na Universidade Wesleyan, em Middletown, Connecticut. As experimentações musicais começaram durante a graduação, quando a banda ainda se chamava “The Management”. A primeira excursão para divulgar o primeiro compacto, Time to Pretend, começou em 2005, quando os dois amigos se formaram.

Brian May e Freddie Mercury, Queen

Freddie Mercury, o mítico vocalista da banda, formou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College, na Inglaterra. Lá ele conheceu Tim Staffel, baixista, que já tocava em outra banda com os futuros membros do Queen, Brian May e Roger Taylor.

Brian May, guitarrista, se formou em Ciências Físicas e Matemáticas no Imperial College, em Londres. Começou logo em seguida seu doutorado em Astronomia, mas largou para se dedicar ao Queen. Décadas depois, o lado nerd do músico não se perdeu: ele voltou a se dedicar à tese e conseguiu o doutoramento em 2007.

Dexter Holland, The Offspring

Dexter Holland, vocalista da banda, dedicou bons anos de sua vida aos estudos: é bacharel em Biologia e mestre em Biologia Molecular pela University of Southern California. Também começou o doutorado, mas trancou para se dedicar ao Offspring.

Fernanda Takai, Pato Fu

Antes de ser vocalista da banda eleita, pela revista Time, uma das melhores do planeta, Fernanda Takai se formou em Relações Públicas, Comunicação Social. Pegou o diploma em 1993 e montou uma agência de comunicação. Saiu de lá, inclusive, as capas dos dois primeiros discos da banda. Vira e mexe, Fernanda volta à UFMG para dar palestras e até fazer shows. Tudo sem cobrar cachê.

Humberto Gessinger, Engenheiros do Hawaii

Os Engenheiros do Hawaii são, na verdade, arquitetos de Porto Alegre. Mais especificamente, arquitetos formados pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Beto Gessinger (vocal) e Carlos Maltz (bateria) formaram a banda durante um janeiro de reposição de aulas devido a greve de professores. O nome da banda era uma piada interna da turma de Arquitetura, em deboche ao visual ‘surfistinha’ dos colegas da Engenharia.

John Lennon, The Beatles

John Lennon se formou em Artes Gráficas no Liverpool Institute of Arts. Mas quem ajudava o beatle a passar de ano eram seus colegas de classe que faziam seus trabalhos, pois o próprio John não estava muito interessado no diploma. Foi na universidade que conheceu Stuart Sutcliff, que foi o baixista da banda por um tempo. Além disso, no colégio em frente à universidade estudavam Paul McCartney e George Harrison, que almoçavam com os universitários John e Stuart. O assunto? Rock e Beatles, claro!

Mick Jagger, The Rolling Stones

Mick Jagger não se tornou o homem por trás dos negócios e do marketing de uma das bandas mais bem sucedidas da história à toa: o frontman dos Stones cursou Economia e Gestão de Negócios na London School of Economics. Nunca chegou a concluir o curso, mas o que aprendeu por lá deu uma força importante em sua carreira musical.

Samuel Rosa, Skank “Jackie foi nascer numa cabana em Noa Noa / Sol do Taiti na pele, nowboa”. Nem só tequila destilam as letras non-sense de Samuel Rosa: o vocalista do Skank é também, psicólogo. Formou-se, assim como Fernanda Takai, numa das instituições mais concorridas do país, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), talvez por influência do pai, também psicólogo. Antes, havia tentado ser jogador de futebol.

Veja também:
‘Sou músico, vale a pena estudar música?’
– Formação de Produtores de Rock e outros cursos

Publicidade
Conheça oito roqueiros que brilharam nas universidades
Universidades
Conheça oito roqueiros que brilharam nas universidades
Guia selecionou nomes do rock'n'roll que enfrentaram DPs, professores chatos, provas e, ao final, chegaram ao estrelato

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.