Unicamp divulga nova lista de livros obrigatórios para vestibular 2017
Desde o vestibular passado, a lista de livros da Unicamp deixou de ser unificada com a da Fuvest
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou a lista de livros de literatura de língua portuguesa para o vestibular 2017 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde o último processo vestibular, a universidade deixou de ter uma lista unificada com a Fuvest e passou a adotar uma listagem própria de livros. São 12 obras de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira, africana e portuguesa.
>> Reunimos resumos e análises de todas as obras literárias exigidas pela Fuvest 2017
Segundo a organização do vestibular, a cada ano, a lista será renovada parcialmente para permitir o planejamento do professor e, ao mesmo tempo, acompanhar a dinâmica própria de renovação do sistema de ensino. A lista para o vestibular 2017 apresenta três obras novas em relação à anterior. É importante destacar que essa lista não é a mesma para o vestibular 2016, que ocorre ainda este ano, e cujas obras já foram divulgadas anteriormente.
A nova lista de obras inclui romances, poesia, peça teatral e contos. De acordo com a Comvest, o objetivo é levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos, sem sobrecarregá-lo no volume de leituras.
Abaixo está o programa de leituras para o vestibular 2017. As obras marcadas em negrito são as que foram inseridas na lista atual. As demais já constavam da lista anterior.
Poesia:
– Luís de Camões, Sonetos.
– Jorge de Lima, Poemas Negros (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE).
Contos:
– Clarice Lispector, Amor, do livro Laços de Família.
– Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana (leia um resumo do livro aqui).
– Monteiro Lobato, Negrinha, do livro Negrinha.
Teatro:
– Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.
Romance: – Aluísio Azevedo, O cortiço (leia análise e resumo da obra) – Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago (Livro em domínio público). – Érico Veríssimo, Caminhos Cruzados (Livro distribuído pelo governo federal no PNBE). – José de Alencar, Til (leia resumo e análise da obra) – Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas (leia resumo e análise da obra) – Mia Couto, Terra Sonâmbula.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem