Sindicato nacional decide pelo fim da greve nas federais
A greve, que começou no dia 17 de maio, chegou a ter a adesão de 57 das 59 universidades federais do país
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) informou em nota neste domingo (16) que o comando nacional de greve foi encerrado e que as universidades serão comunicadas sobre o fim da paralisação entre esta segunda (17) e sexta-feira (21).
– Greve chega ao fim em mais de 30 universidades federais
– Ano letivo nas universidades federais deve avançar até o início de 2013 devido à greve
Por determinação do Ministério da Educação, o período da greve deve ser reposto de forma completa. Cada instituição tem autonomia para organizar o calendário de reposição, mas as aulas devem prosseguir até 2013.
No comunicado, o sindicato explicou que a decisão foi tomada “após avaliação criteriosa do quadro de assembleias gerais”. "Foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12", completa.
Quatro meses de greve
A greve, que começou no dia 17 de maio, chegou a ter a adesão de 57 das 59 universidades federais do país, além de 34 institutos federais de Educação Tecnológica.
Os professores reivindicavam a reestruturação da carreira e melhores condições de infraestrutura nas instituições, além de aumentos salariais.
O governo federal encerrou as negociações com os sindicatos dos docentes e com todas as outras categorias. Os aumentos propostos variam entre 25% e 40% sobre os salários de março, já reajustados, a serem pagos em 2013, 2014 e 2015, na proporção de 50%, 30% e 20%. O reajuste, a partir de março de 2013, será de no mínimo 13%. Isso representa impacto de R$ 4,2 bilhões no orçamento federal.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem