Primeira fase do vestibular 2012 da UFBA foi considerada trabalhosa por professores
Mesmo estando mais fácil que nos anos anteriores, professores consideram prova longa e com grau de dificuldade de médio para difícil
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizou entre domingo (13) e segunda-feira (14) a primeira fase do processo seletivo 2012 da instituição. Ao final das duas provas, os professores do Sistema COC de Ensino avaliaram esta primeira etapa do processo seletivo como muito trabalhosa e com um grau de dificuldade de médio para difícil.
– Confira o gabarito do primeiro dia de provas da 1ª fase da UFBA
De acordo com Márcio Sodré, Coordenador pedagógico do Sistema COC de Ensino, a prova deste ano foi um pouco menos difícil que a do ano anterior, mas o estilo de prova da UFBA é sempre considerado difícil. “A prova da Federal da Bahia é somatória, o que torna as questões longas e trabalhosas. Mesmo sendo um pouco mais fácil que no ano anterior, ela não pode ser considerada fácil”, diz.
De um modo geral, a prova foi considerada muito bem feita. “Os professores de português e de ciências da natureza acharam que as questões da prova estavam menores e mais diretas, o que é bom”, comenta Sodré. A prova de ciências humanas também foi elogiada. “Até o ano passado, as questões de história e geografia cobravam assuntos muito específicos da região da Bahia. Neste ano isso não aconteceu, o que deixou a prova mais geral, mais bem-feita”, explica.
A reclamação dos professores ficou para a prova de matemática. “As questões estavam muito extensas, exigindo cálculos desnecessários. O candidato demorava muito para resolver cada item, o que atrapalhou um pouco a prova”, afirma Marcelo Sodré.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem