MEC desclassifica três candidatos que tuitaram durante o Enem
Exame continua suspenso por determinação da Justiça Federal
O Ministério da Educação (MEC) eliminou três candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que aconteceu no último final de semana, 6 e 7 de novembro. A decisão foi tomada depois da comprovação de que os estudantes enviaram mensagens para o Twitter durante a realização das provas. Os candidatos eliminados são de Minas Gerais, Pernambuco e do Tocantins.
No domingo, 7 de novembro, enquanto a prova ainda estava acontecendo, o MEC já havia feito uma ameaça, via Twitter, de processar os estudantes que estavam mandando mensagens de dentro da provas. "@MEC_Comunicacao Alunos q já "dançaram" no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los", diz a mensagem.
Exame suspenso
Na última segunda-feira (8/11) a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará determinou a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A decisão atendeu a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) e vale em todo o país.
A Justiça acatou o argumento de que o erro de impressão das provas prejudicou os candidatos. "As falhas de impressão e montagem das questões e os problemas de segurança (como o ingresso de pessoas com celular) geraram efeitos negativos ao Exame", diz a juíza.
Com a medida ficam suspensos, também, a divulgação do gabarito oficial da prova e a possibilidade de os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros da prova de abrirem um requerimento administrativo.
Na tarde de ontem (9/11), a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou em coletiva de imprensa que vai recorrer, a pedido do Ministério da Educação (MEC), da decisão de suspender a prova.
Com informações da Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem