Mais de 5,7 milhões de estudantes fazem Enem no próximo fim de semana em busca de vaga no ensino superior
Exame é usado para seleção no Sisu, ProUni e Fies
Neste sábado (3) e domingo (4), 5.791.290 estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, número recorde de participantes, desde a sua criação, em 1998. A prova é uma oportunidade para os interessados em ingressar em universidades públicas e privadas do país.
– Entenda como funciona a nota do Enem
– MEC lança manual de redação para candidatos do Enem 2012
– Veja o que estudar a poucos dias do Enem
– Tire suas dúvidas: 100 perguntas e respostas sobre o Enem 2012
O Enem surgiu como uma avaliação do Ensino Médio. Há três anos, em 2009, a prova ganhou status de vestibular, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal. Por meio do Sisu, a nota obtida no exame passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.
Para as faculdades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), a nota no Enem é usada como um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais. A participação no Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Provas
No primeiro dia, sábado (3), os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia, domingo (4), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Também no último dia de exame, o aluno fará uma redação.
A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS