Haddad diz que data da nova prova do Enem será marcada nessa semana
Ministro da Educação falou sobre erros da prova à Comissão de Educação do Senado
O Ministro da Educação Fernando Haddad disse que a data da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será anunciada ainda esta semana. A declaração foi feita hoje (16) na chegada de Haddad à Comissão de Educação do Senado.
Haddad afirmou que espera resposta da Cesgranrio, órgão responsável pela elaboração da prova, para anunciar a nova data. Ele também disse estar negociando com as universidades federais para que a data não coincida com nenhum vestibular.
O novo dia de aplicação da prova, que deve ser feita pelos alunos prejudicados pelos erros com o caderno amarelo nos dias 6 e 7, será anunciado depois que todas as atas dos locais de prova forem lidas. Estima-se que dois mil alunos tenham que refazer a prova.
– Entenda os erros que ocorreram no Enem 2010
– Novo Enem só é possível em 2011, diz ministro da Educação
Detalhes
Fernando Haddad também chamou de detalhes as falhas com o caderno de questões: “Se nós não entendermos que o Enem é para democratizar o acesso, que ele é moderno e necessário, vamos ficar presos aos detalhes do processo que podem ser superados e vamos perder a essência do projeto”, afirmou.
– Alunos relatam problemas durante Enem e aguardam soluções
– Confira o gabarito e correção da prova
O ministro também disse que a reaplicação do exame para uma parcela dos candidatos não tira a credibilidade do exame: “Aconteceu no ano passado, não por falha humana, mas por um evento da natureza. Uma enchente evitou que os alunos do Espírito Santo fizessem a prova, que foi realizada com toda a tranquilidade depois”, lembrou.
A Defensoria Pública da União do Distrito Federal criou um email para que alunos possam relatar os problemas que enfrentaram durante o exame.
O Ministério da Educação (MEC) também criou uma página para que alunos que receberam a folha de respostas com a ordem das questões invertida possam relatar de que modo preencheram o gabarito, para que a sua prova seja corrigida adequadamente.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem