Estudantes contam o que esperam da primeira prova do vestibular da UFRJ
Prova é realizada nesta manhã; 92 mil pessoas estão inscritas
O vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começou na manhã deste feriado de 15 de novembro. Ao todo, 92 mil candidatos disputam 3622 vagas, que representam 40% do total oferecido pela universidade. Os outros 60% virão via Enem, pelo Sisu, sendo que desses 20% estão reservados para alunos das escolas estaduais e municipais do Rio de Janeiro.
– Entenda o que é o Sisu e como ele funciona
Gastronomia é o curso mais concorrido, seguido de Medicina. A universidade, considerada, na última avaliação do GUIA DO ESTUDANTE, a terceira melhor instituição pública do país, teve todos os cursos classificados entre três e cinco estrelas. Saiba quais são os 24 melhores, que receberam cinco estrelas.
O GUIA vai acompanhar dois vestibulandos da UFRJ, que contaram o que esperam das provas. Até o fim do processo seletivo, registraremos suas opiniões, expectativas e impressões.
“Espero uma prova difícil. Até prefiro que seja difícil, dá para selecionar melhor os candidatos, não dá pra diferenciar muito cada aluno quando a prova é fácil, como o Enem” – Pedro Henrique Rodrigues, quer fazer Engenharia Mecânica
“Acho que a prova do vestibular vai acabar sendo um pouco mais difícil para mim, por ter estudado em escola francesa. Tivemos poucas aulas de português, por exemplo, apenas o básico. História do Brasil também foi fraco, aprendemos mais coisas da França. São questões dissertativas? Não sabia, não sei de nada. Só li que podemos entrar na prova com lápis, borracha, diferente do Enem.” – Maria Claudia da Rocha Miranda, quer fazer Medicina.
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem