Enem 2013 chega ao fim das provas com 29% de candidatos ausentes
Mais de 5 milhões de estudantes fizeram o exame
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 chegou ao fim neste domingo (27) com média de abstenção de 29%, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com informações preliminares do MEC e do Inep, 5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Estavam previstos 7.173.574 de estudantes para o exame.
– Acompanha a correção do segundo dia de provas do Enem 2013
– Veja a correção completa do primeiro dia de provas do Enem 2013
– Enem 2013 destaca o uso da internet e a influência das novas tecnologias na prova de Linguagens
Segundo o ministro Aloízio Mercadante, as provas transcorreram sem incidentes graves. O ministro também comentou o tema de redação desse ano – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Segundo ele, o tema dialoga bastante com a juventude e com as noções de cidadania.
Gabaritos e resultado final
Os gabaritos oficiais serão divulgados até a próxima quarta-feira (30), no site do Inep. Segundo o MEC, o resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro. O ministro ainda lembrou que, assim como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.
Fotos nas redes sociais
Até o momento, 36 participantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais, conforme prevê o edital. Durante os dois dias de provas do Enem, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. No sábado (26), 21 candidatos já tinham sido desclassificados.
Perfil de prova mais exigente
"Em comparação com o dia de ontem, hoje não houve questões sem solução. Hoje dá para chamar o Enem de vestibular", diz Luis Ricardo Arruda, coordenador geral do cursinho do Anglo. O professor elogia o nível da prova e acredita que, dessa forma, o Enem passará a exigir mais do candidato.
Sobre a área de matemática, Arruda explica que, com a prova que foi vista hoje, é impossível ir bem em na matéria sem saber o conteúdo. “Hoje caiu fatorial, função quadrática, logaritmo… Esses assuntos exigem que o aluno os tenham estudado e tenha esse conhecimento”.
Quanto às questões de Linguagens, o professor comentou que a prova continua pedindo que o candidato saiba mais interpretação do que regras de gramática, como também fazem outros vestibulares, a exemplo da Fuvest. "Os textos, ao contrário dos anos anteriores, foram muito bem escolhidos. Eram curtos, não pesava na leitura", elogia. As provas de lingua estrangeira também receberam avaliação positiva. "Em inglês, houve época em que o exame cobrava apenas superficialidades, mas hoje exige certo conhecimento do estudante. E eles variam no formato dos textos, tem texto científico, notícia, texto biográfico, tirinhas", finaliza.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem