Segundo dia da Unicamp 2015 abordou questões da atualidade; baixe as provas e veja a correção
Índice de abstenção foi de 11,8%
Os candidatos do vestibular da Unicamp 2015 fizeram nesta segunda-feira (12) provas de matemática, história e geografia. Para os professores, as questõs tiveram nível de médio a difícil, diferentemente do primeiro dia, considerado "raso". Dos 15.444 aprovados para a segunda fase, 1.821 não compareceram, um índice de abstenção de 11,8%.
>> Baixe a prova desta segunda-feira (12)
>> Acompanhe a correção feita pelo cursinho Oficina do Estudante
A prova de história e geografia foi elogiada pelos professores por abordarem temáticas da atualidade em algumas perguntas. O professor Gian Dorigo, do Anglo Vestibulares, destaca a questão sobre Cruzadas. "Sem querer, a Unicamp tocou no assunto do fanatismo religioso, muito falado nos últimos dias por conta do ataque à revista francesa Charlie Hebdo", diz. Outra questão citada pelos professores pela sua atualidade e criatividade foi a número 18 de história, sobre ditadura militar e um paralelo com a violência policial hoje. "A pergunta pedia uma reflexão sobre um tema importante num estado democrático", comenta Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Oficina do Estudante.
Geografia teve uma pergunta sobre aquíferos e águas superficiais. "O tema da crise da água, tão falado nos últimos meses, finalmente apareceu no vestibular paulista em uma pergunta sobre a questão do espaço geográfico e o uso dos recursos hídricos", aponta Tasinafo. Geografia física foi a que mais apareceu na prova. "Uma área bem típica priorizada pelo vestibular da Unicamp e com um pouco mais de dificuldade", comenta Dorigo.
As questões de matemática não apresentaram surpresas, de acordo com o professor Robby, do Anglo Vestibulares. "A prova teve enunciados claros, predominantemente sobre álgebra", diz. Para ele, a dificuldade em trabalhar com resultados que incluem letras, pedido em muitas perguntas, pode ter atrapalhado alguns estudantes. "É comum o aluno ter dificuldade com questões literais e gostar mais de resultados numéricos", explica Robby.
Provas terminam na terça-feira (13)
As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na internet a partir de quarta-feira (14/1). Na terça-feira (13) serão aplicadas questões de Física, Química e Biologia. Tasinafo espera que a prova de química seja mais contextualizada que as demais. O professor também destaque que o estudante amanhã estará mais preparado para responder às perguntas, principalmente se tiver participado de outros vestibulares. "No último dia da Unicamp ele já terá traquejo para organizar as ideias e até quem não estiver tão afiado com o conteúdo terá chances de ir melhor nessa prova", comenta.
Mudanças
O vestibular deste ano sofreu algumas mudanças em relação ao ano passado: além de ter passado para a segunda fase em vez da primeira, a prova de Redação passará a valer 20% da nota final (antes valia de 9,5% a 13,5% da nota, dependendo do curso escolhido). A primeira fase, somada ao Enem, valerá 30% da nota final e a segunda fase responderá por 50%.
Próximas datas
As provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015.
A primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro. Os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula nos dias 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente no site da Comvest, em formulário específico.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem