Cursos técnicos também terão seleção unificada a partir de agosto
Sistema, chamado Sisutec, usará como base a nota obtida no Enem
A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta segunda-feira (22) a abertura do Sisutec, o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos. Assim como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Sisutec vai selecionar estudantes com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – a diferença é que as vagas são para cursos técnicos.
As inscrições devem começar em agosto deste ano. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades vão informar o número de vagas disponíveis no cadastro do Sisutec. O estudante terá acesso on-line a esse cadastro para em seguida fazer a inscrição, indicando a escola e o curso de preferência.
“O Sisutec vai facilitar o acesso aos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para quem já terminou o ensino médio e agora quer fazer o ensino técnico”, disse Dilma em seu programa semanal de rádio, o Café com a Presidenta, no qual foi feito o anúncio.
O Pronatec oferece cursos técnicos a estudantes de ensino médio com duração média de um ano e meio, e cursos de qualificação profissional para trabalhadores, com dois a quatro meses de duração.
“Precisamos de técnicos muito bem formados para ajudar a melhorar a qualidade do emprego, para que as pessoas possam ter melhor salário, além de melhorar a produtividade da indústria, agregando valor aos nossos produtos e serviços e, assim, aumentando a competitividade da nossa economia”, disse a presidente. A previsão do governo é de que, até o fim de 2014, estejam em funcionamento 208 novas escolas federais de educação profissional e tecnológica.
*Com informações do Ministério da Educação e da Agência Brasil.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem