Conselho de Graduação da USP aprova a criação de três novos cursos de Engenharia
Medida precisa de aval do Conselho Universitário entrar em vigor
O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou na última terça-feira (21) a criação de três novos cursos de Engenharia, Ambiental, Física e de Produção, na Escola de Engenharia de Lorena, no interior de São Paulo.
– Fuvest não usará nota do Enem no vestibular 2012
– USP aprova mudanças no vestibular da Fuvest
– Mudanças no vestibular da Fuvest valorizarão estudantes que vão bem na primeira fase
A ideia é que cada um dos bacharelados tenha 40 vagas. Segundo a direção da unidade, a proposta é um “desdobramento natural” de áreas em que a escola tem grupos de pesquisa atuantes há cerca de 10 anos.
Além da criação de novos cursos, o Conselho de Graduação também aprovou a transferência do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica, hoje na Cidade Universitária, para Santos, no litoral paulista.
Com a mudança, o bacharelado passará a ser oferecido de forma independente na Fuvest, inicialmente, com dez vagas. A Poli planeja ampliar o número de cadeiras do curso para 50 a partir de 2013.
Também está em discussão na escola o aumento de 10 para 30 na quantidade de vagas do curso de Engenharia de Minas, que continuará na capital. Atualmente, o estudante presta vestibular para Engenharia na Poli e só escolhe a especialidade em Petróleo ou Minas após um ano.
Para valerem mesmo, as medidas precisam do aval do Conselho Universitário, instância máxima da USP, que discutirá essas questões na próxima terça-feira (28). Caso as sugestões forem acolhidas, o próximo vestibular da Fuvest, que terá a sua primeira fase em 27 de novembro, já oferecerá os novos cursos.
*Com informações de O Estado de S.Paulo
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem