A partir de 2024, não vai ser mais necessário deixar o Brasil rumo à Europa para estudar em uma das universidades mais antigas e prestigiosas do mundo. A Universidade de Oxford deixou pela primeira vez a Inglaterra para fundar uma unidade em outro país – e os brasileiros foram os escolhidos! A Oxford Brazil Unit já está instalada no Rio de Janeiro, onde a instituição britânica conta agora com duas sedes, e os primeiros cursos começam a ser ofertados no início de 2024.
Até o momento, as pós-graduações já confirmadas, todas na área da Saúde, são:
- Biotecnologia e desenvolvimento de vacinas;
- Saúde Global e Vacinologia;
- Desenvolvimento Clínico e Saúde Global em Vacinologia.
A universidade também informou que pretende abrir cursos de mestrado e doutorado na unidade do Brasil, mas ainda sem data confirmada.
As negociações para a vinda da instituição já estavam em curso desde 2021, quando o Ministério da Saúde firmou uma parceria para o desenvolvimento da vacina Astrazeneca – talvez você não se lembre, mas pesquisadores brasileiros trabalharam no desenvolvimento do imunizante. Uma dessas cientistas, a infectologista brasileira Sue Ann Costa Clemens, foi a escolhida para dirigir a unidade da Oxford brasileira.
“O talento e a qualidade da ciência brasileira foram reconhecidos. Podia ser em qualquer lugar do mundo, em qualquer época, mas aconteceu com a gente, aqui”, afirmou Clemens em entrevista à MedScape.
Uma das unidades da Universidade de Oxford no Rio de Janeiro, localizada no Instituto Carlos Chagas, é voltada para o desenvolvimento de pesquisas e já está em atividade.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.