Vai prestar a Unesp? Veja dicas para a véspera e o dia da prova
Prova da primeira fase do vestibular começa às 14h e terá 5 horas de duração
Neste terça-feira (15), feriado de Proclamação da República, acontece a primeira fase do vestibular 2024 da Unesp (Universidade Estadual Paulista). A prova começa às 14h, tem duração de 5h e é composta por 90 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio.
Você está entre os candidatos? Se sim, é normal ficar um pouco nervoso com a proximidade da prova. A essa altura, não há muito que você possa fazer em termos de estudo, mas há algumas coisas às quais você deve dar bastante atenção, como descanso, alimentação e muito planejamento. Fique ligado nas dicas do GUIA DO ESTUDANTE para você saber o que fazer na véspera e no dia e garantir o sucesso no vestibular!
+ Unesp: baixe provas e gabaritos de anos anteriores
De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, a estrutura da prova “acaba favorecendo o aluno que vai melhor em humanas e linguagens, já que só 1/3 da prova é dividido entre química, física, biologia e matemática”, diz.
Para os dias anteriores da prova, deve-se atentar para o básico: é preciso pegar leve na alimentação, na diversão e nos estudos, especialmente no dia anterior. Mas também é importante não alterar muito drasticamente a rotina. “Na véspera, é preferível um passeio leve, como ir ao cinema. A rotina não precisa ser muito diferente do normal: caso o aluno não tenha costume de ir dormir cedo, não há necessidade, apenas deve atentar para que descanse o suficiente para chegar bem no dia seguinte”, explica o professor Célio.
Como é o vestibular da Unesp?
Serão 90 questões de múltipla escolha:
- 30 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte);
- 30 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- 30 questões de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática)
O vestibular da Unesp não usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), sistema usado pelo Enem. Então, sua média não vai cair se você acertar a questão no chute. Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo, aconselha não deixar questões em branco: “É para pensar o máximo nela, tentar eliminar alternativas”, diz.
+ Unesp: tudo o que você precisa levar para a prova
E aquela dúvida cruel: estudar ou não estudar na véspera? De acordo com Célio, essa decisão depende do aluno e do seu emocional. “Para alguns alunos, dizer ‘não estude’ pode ser pior ainda. Alguns só conseguem ficar tranquilos se revisar o conteúdo até onde for possível”.
Por isso, tudo depende do que o estudante estiver sentindo: se precisar pegar nos livros, pegue. “Eu só recomendo que não tente aprender nada novo a essa altura. Se for um assunto difícil, não entender alguma coisa só vai servir para deixá-lo mais angustiado. Agora, para estudar, foque na revisão, no que você já aprendeu”, diz.
O que fazer na véspera da prova
Descanso
– Aproveite o dia para descansar e durma bem. Procure fazer coisas relaxantes: ir à praia, assistir um filme, ler um livro.
Planejamento
– Decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem onde pode parar o carro, qual ônibus pegar e programe quanto tempo de antecedência é necessário para sair de casa.
Já separe a documentação necessária. O candidato deverá exibir a original de um dos seguintes documentos de identificação:
- Cédula de Identidade – RG;
- Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos termos da Lei Federal no 9.503/97;
- Certificado Militar;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
- Passaporte;
- Registro Nacional de Estrangeiros – RNE;
- Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares;
- Carteira de Órgão ou Conselho de Classe.
O que pode levar
– caneta esferográfica com tinta preta;
– régua transparente;
⚠️ Segundo o edital do vestibular, a utilização de caneta de tinta de outra cor para o preenchimento das respostas poderá acarretar prejuízo ao candidato, uma vez que as marcações poderão não ser detectadas pelo software de reconhecimento da digitalização.
O que não pode levar
– Quaisquer aparelhos eletrônicos durante a prova (calculadora, celular, relógio, reprodutor de áudio);
– Protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.
O que fazer no dia da prova
Alimentação
– Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia. Evite comidas gordurosas, que podem provocar mal estar. Não esqueça de separar o lanche para a hora da prova e a garrafa de água.
Roupas
– Cheque a previsão do tempo e verifique que tipo de roupa deverá vestir para que o clima não o incomode. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto.
Horário
– O horário de chegada ocorrerá em grupos com intervalo de 30 minutos para evitar aglomerações na entrada do prédio. Chegue rigorosamente no período estabelecido na convocação. Os portões serão fechados às 14h.
– Não deixe para sair de casa em cima da hora. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar.
Próximas datas
Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 4 de dezembro, mesma data em que serão divulgados os locais de prova da última etapa geral e das provas de habilidades específicas.
A Unesp aplicará a segunda fase nos dias 10 e 11 de dezembro. Esta etapa é composta de 60 questões objetivas de múltipla escolha, divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos (20 questões), Ciências Humanas (20 questões), Ciências da Natureza e Matemática (20 questões), além de uma redação em gênero dissertativo.
A divulgação da lista geral de classificação acontece no dia 31 de janeiro de 2024.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.