Vestibulandos, atenção! Neste ano, vocês terão mais uma opção de curso na área de saúde. É que a Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação da graduação de Saúde Pública, com vestibular em 2011 e início das aulas no primeiro semestre de 2012. Serão oferecidas 40 vagas para o período vespertino, com duração de oito semestres. Os estudantes vão se formar como bacharéis em Saúde Pública.
– Comissão de graduação da USP Leste decide manter número de vagas para o próximo vestibular
Em nota, a USP destaca que a saúde pública se orienta para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais.
– Confira as universidades que oferecem o curso de Saúde Coletiva (Saúde Pública)
O objetivo desta nova graduação é promover uma formação interdisciplinar, capaz de articular os diversos campos da saúde pública. O curso está organizado em sete eixos: “Ciências da Vida”, “Ciências Humanas e Sociais”, “Epidemiologia, Estatística e Sistemas de Informação em Saúde”, “Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública”, “Meio Ambiente e Saúde Pública”, formados por conjuntos de disciplinas, atividades integradas e estágio curricular.
O profissional formado poderá atuar em análise de situação de saúde, gestão de sistemas e serviços de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância em saúde ambiental, saúde do trabalhador e educação em saúde, entre outras atividades.
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem