Unicamp divulga gabaritos oficiais da primeira fase do vestibular 2015
Lista de aprovados será divulgada no dia 15 de dezembro
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liberou para consulta, nesta quarta-feira (26), os gabaritos oficiais das provas da primeira fase, realizadas no domingo (23).
>> Consulte os gabaritos do vestibular Unicamp 2015
Cerca de 70 mil candidatos compareceram para realizar a prova, que neste ano teve 90 questões de multipla-escolha. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 15 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase.
>> Confira a correção comentada da primeira fase (PROVAS Q-W)
>> Mudanças no vestibular foram consideradas positivas por professores
Novo vestibular
Neste ano, os candidatos que realizaram a primeira fase do vestibular da Unicamp encontraram uma prova diferente. A redação, antes cobrada nesta primeira etapa, passou para a segunda fase. Além disso, a prova ficou mais longa, sendo composta por 90 questões de múltipla escolha (antes eram 48) e com questões multidisciplinares.
A segunda fase (que será realizada entre 11, 12 e 13 de janeiro) também terá mudanças. Ela passará a ser realizada em três dias consecutivos, com duração de quatro horas a cada dia, como a seguir:
1º Dia
– Prova de Redação (2 textos de gêneros diversos);
– Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (6 questões dissertativas).
2º Dia
– Prova de Matemática (6 questões dissertativas);
– Prova de História (6 questões dissertativas);
– Prova de Geografia (6 questões dissertativas).
3º Dia
– Prova de Física (6 questões dissertativas);
– Prova de Química (6 questões dissertativas);
– Prova de Biologia (6 questões dissertativas).
Nota de Redação
Outra mudança na redação é a nota, que passará a valer 20% da nota final (antes valia de 9,5% a 13,5% da nota, dependendo do curso escolhido). Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), isso garante a qualidade da correção do texto, uma vez que o número de inscritos tem aumentado a cada ano. No último vestibular, foram 70 mil; mas apenas cerca de 15 mil passam para a segunda fase. A primeira fase, somada ao Enem, valerá 30% da nota final e a segunda fase responderá por 50%.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem