A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu um número recorde de inscrições para o processo seletivo 2012. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), empresa responsável pela elaboração e aplicação do vestibular da Unicamp, foram registradas 61.500 inscrições.
– USP e Unicamp divulgam lista de livros do vestibular 2012
É o terceiro ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos. Nos dois últimos processos (2011 e 2010), foram registrados recordes de inscritos, com 57.209 e 55.484 candidatos respectivamente.
Neste processo seletivo, os mais de 61 mil candidatos disputarão 3.444 vagas distribuídas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto.
Concorrência A relação candidatos por vaga geral subiu de 16,6 no vestibular passado para 17,9 nesta edição. Medicina é o curso mais concorrido, com 114,4 candidatos concorrendo a uma vaga. Em seguida, vêm as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (82,03 c/v), Medicina na Famerp (68,56 c/v) e Engenharia Civil (47,39 c/v).
Confira a relação completa de candidatos por vaga do vestibular da Unicamp.
O vestibular
A primeira fase do processo seletivo da Unicamp será realizada em 13 de novembro e a segunda fase, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012.
O vestibular mantém o mesmo formato de provas do ano passado: na primeira fase, a prova tem duas partes, a redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio.
Na segunda fase, todas as provas são de natureza discursiva. No primeiro dia os candidatos responderão questões de língua portuguesa, literatura e matemática. No segundo dia será a vez das prova de ciências humanas e artes, além da prova de língua inglesa. O terceiro dia será da prova de ciências da natureza.
Unicamp + EnemA Unicamp decidiu usar novamente a nota do Enem no vestibular, caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2011 até o dia 30 de novembro. Caso contrário, as notas do Enem, de 2010 ou de 2011, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular.
Atenção! As notas do Enem serão usadas para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem