Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Unicamp anuncia reconhecimento facial de cotistas e outras mudanças

Fotos coletadas durante a segunda fase serão usadas para validar cotas étnico-raciais

Por Karolina Monte
1 ago 2022, 17h55

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) abriu, nesta segunda-feira (1), as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023 e anunciou uma série de mudanças no processo seletivo.

Dentre as novidades está a antecipação da segunda fase do vestibular para o mês de dezembro, já anunciada anteriormente. No comunicado desta segunda (1), a comissão organizadora também informou sobre mudanças no reconhecimento facial e na formulação da prova de segunda fase. Confira:

Inclusão na modalidade Enem-Unicamp

Outra novidade, que beneficia especialmente os estudantes oriundos de escolas públicas, é a antecipação da inscrição na modalidade Enem-Unicamp.

Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção para estudantes do ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos, gratuitamente, na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

Reconhecimento facial para averiguação de cotas

A Comvest anunciou que usará as imagens de reconhecimento facial coletadas durante a segunda fase do vestibular no processo de verificação para candidatos que optarem pelas cotas étnico-raciais. 

Continua após a publicidade

O objetivo, segundo a banca, é facilitar o processo de ingresso dos que forem aprovados: todos os candidatos cotistas validados pelo reconhecimento facial estarão liberados do procedimento padrão das bancas de averiguação, utilizado nos últimos anos.

A Comvest ressalta que a etapa de reconhecimento facial não excluirá nenhum candidato, valendo apenas para pareceres positivos no processo de heteroidentificação.

Formato da segunda fase

Em relação ao formato das provas, a Comvest irá manter 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, com cinco horas de prova. Já na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de Linguagens e a transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova.

Continua após a publicidade

O ajuste permitirá que os candidatos tenham mais tempo para responder às perguntas, sobretudo no segundo dia de provas. O tempo para realização segue sendo de cinco horas em cada dia.

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

 

Publicidade

Publicidade
Unicamp anuncia reconhecimento facial de cotistas e outras mudanças
Universidades
Unicamp anuncia reconhecimento facial de cotistas e outras mudanças
Fotos coletadas durante a segunda fase serão usadas para validar cotas étnico-raciais

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.