No domingo (16), cerca de 101 mil candidatos farão a primeira fase do vestibular 2015 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A prova tem duração de 4h30 e é composta por 90 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.
Com a proximidade da prova, não há muito mais a fazer em termos de estudo, mas há algumas coisas às quais você deve dar bastante atenção – afinal, a preparação para o vestibular também inclui descanso, alimentação e muito planejamento. Pode não parecer tanto, mas esses detalhes são muito importantes para que você se dê bem no domingo. Por isso, fique ligado nas dicas que o GUIA preparou para você saber o que fazer antes e durante a prova!
Na véspera
A ansiedade é grande, mas mesmo que dê vontade de dar aquela “última estudadinha”, procure evitar pegar nos livros no dia anterior. Faltando tão pouco tempo para a prova, você dificilmente conseguirá aprender alguma coisa nova, mas vai se estressar mais para o dia seguinte. Por isso, o mais recomendável é que você descanse bastante: durma, assista ao seu seriado favorito, vá ao cinema, encontre os amigos.
Além disso, alimente-se de maneira equilibrada também na véspera. Você provavelmente já sabe que é muito pouco recomendável que se faça extravagâncias no almoço do dia do vestibular, mas essa dica também deve ser seguida nos dias anteriores a ele. Nem precisamos dizer para você passar longe da feijoada, não é?
Se você ainda não foi visitar o local de prova, esta é a hora. Faça o planejamento do caminho que vai fazer, do tempo que esse caminho leva para ser feito e do possível trânsito na região no dia da prova. Como a prova da Unesp começa às 14h, o recomendado é que você chegue às 13h no local do exame.
Em casa, deixe separada a documentação necessária (o RG e, se for preciso, a confirmação da inscrição) e o material que você vai levar para a prova. Lembre-se: a Unesp permite caneta esferográfica com tinta azul ou preta, lápis preto nº 2, apontador de lápis, borracha e régua transparente. Para garantir, procure levar duas canetas. Na preparação, aproveite também para checar a previsão do tempo para o dia seguinte, para decidir o que vestir. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto.
Depois de tudo resolvido, só resta uma coisa a fazer: dormir! Nada de ir para a balada ou ficar até tarde no computador. No dia anterior, não abra mão das oito horas de sono. O vestibular é também uma prova de resistência, na qual você deve chegar o mais descansado possível.
No dia da prova
No dia do vestibular, evite acordar em cima da hora para não ter que sair correndo. Procure levantar mais cedo, tomar um café da manhã equilibrado e planejar bem o que vai comer no almoço (lembre-se, nada de comida pesada). Separe também o lanche e a bebida que vai levar para a prova: leve aquilo que mata a sua fome e que te deixa confortável, procurando evitar, novamente, comidas muito gordurosas. E não se esqueça da garrafa de água!
Antes de sair de casa, certifique-se de que está levando tudo que é necessário na documentação e no material. Além disso, verifique se o que está vestindo e usando é permitido: você não deve portar protetor auricular, boné, gorro, chapéu, óculos de sol e relógio. Também é proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico, como celular, calculadora e qualquer reprodutor de áudio.
Você pode achar que conhece bem o caminho até o local de prova, ou que é perto da sua casa e basta sair meia hora antes do fechamento dos portões. Mas não se engane: você nunca sabe que tipo de imprevisto pode acontecer. Por isso, deixe uma margem de tempo razoável de folga. Se você chegar mais cedo, não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Mas, se você atrasar, pode encontrar os portões fechados e perder a prova. Não arrisque!
Na prova, procure reservar dois momentos de cinco a dez minutos para comer, se esticar e ir ao banheiro. Pode ser que você fique desesperado com essa sugestão, afinal, são minutos a menos de prova! No entanto, as pausas são muito necessárias para que você retome o foco e a atenção que vão caindo ao longo do exame. Se você levanta um pouco e come alguma coisa, é como se estivesse entrando novamente para fazer a prova, impedindo o sono de vir.
Agora, respire fundo. Você se preparou bastante durante o ano e o sucesso é apenas a consequência disso. Estaremos torcendo! Boa sorte!
Consultoria: Professor Alexandre Linares, do Cursinho Henfil; Professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante.