A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará entre junho e julho o seu vestibular de inverno e, neste ano, a prova será aplicada para o maior número de candidatos por vaga da história de seus vestibulares. De acordo com a instituição, os 12.375 inscritos representam um total de 24,3 pessoas para cada uma das 510 vagas disponíveis.
Este é o maior índice desde que a universidade passou a realizar os seus vestibulares com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), em 1980, quando 35.622 inscritos concorreram a 2.283 vagas para o processo seletivo de fim de ano, uma média de 15,6 candidatos por vaga.
De acordo com a Unesp, os incentivos que a instituição ofereceu aos candidatos, entre eles isenção para socioeconomicamente carentes e redução de 50% da taxa para candidatos treineiros, podem ter motivado o aumento do número de inscritos.
A prova da primeira fase está marcada para 12 de junho e será aplicada nas cidades de Bauru, Campinas, Dracena, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba. A segunda fase será realizada em 3 e 4 de julho, nas mesmas cidades.
Os candidatos concorrerão a vagas nos cursos de Agronomia (Ilha Solteira e Registro), Geografia (Ourinhos), Zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as engenharias Ambiental (Sorocaba), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira).
A relação candidato/vaga por curso deverá ser divulgada em breve, no portal do vestibular da Unesp.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem